Entretenimento

Vidas em Jogo contagia e vai incomodar, diz especialista em novelas

Da Redação ·
 Cena de perseguição a Francisco (Guilherme Berenguer) nos Lençóis Maranhenses teve ares cinematográficos
fonte: Michel Ângelo-Record
Cena de perseguição a Francisco (Guilherme Berenguer) nos Lençóis Maranhenses teve ares cinematográficos

A novelista Cristianne Fridman e o diretor Alexandre Avancini levaram ao ar, na noite desta terça-feira (3), na Record, um primeiro capítulo bem acabado, dinâmico e envolvente na estreia de Vidas em Jogo.

continua após publicidade

As paisagens deslumbrantes dos Lençóis Maranhenses abriram o folhetim, para onde o protagonista, o motorista Francisco (Guilherme Berenguer), viajou na tentativa de localizar seus irmãos, mas acabou posto fora do local a bala por um grupo de capangas.

Mas logo o Rio, cenário definitivo da trama, surgiu. A novelista preferiu investir no que tem de melhor: sua história. As imagens panorâmicas da cidade maravilhosa, que todo mundo já conhece, apenas surgiram como pano de fundo. Quem ganhou foi o telespectador, que foi convidado a embarcar na história bem resolvida e ágil.

continua após publicidade

A convite do R7, Claudino Mayer, especialista em teledramaturiga pela USP (Universidade de São Paulo) e autor do livro Quem Matou... O Romance Policial na Telenovela, assistiu à estreia do folhetim e deu sua avaliação.

- Estou impressionado. A novela é de uma qualidade incrível e contagia. Eu me senti contagiado por essa emoção que a novela proporcionou. A Cristianne trabalhou com elementos que pertencem à memória coletiva, como o sonho de ganhar na loteria, e, nisso, alimentou os sonhos individuais de cada um de nós.

Mayer viu no primeiro capítulo “uma trama ascendente” e destacou o fato de os personagens serem “tipos comuns ao cotidiano de quem assiste à novela”.

continua após publicidade

- Mesmo a mulher rica interpretada por Betty Goulart é uma mulher que nasceu pobre, batalhou e chegou lá.

O especialista lembrou a linguagem cinematográfica utilizada nas cenas de perseguição como grande chamativo de público e classificou o folhetim de “cunho realista, já que foge do formato melodramático”.

- Vidas em Jogo é uma novela com o pé na realidade. Ela tem tudo para conquistar a audiência e incomodar a Globo. De uma maneira geral, o elenco está excelente e bem entrosado. Como diz o Silvio de Abreu, tem ator que vai fazer novela para ser capa de revista e ganhar salário. Nesta novela, percebe-se o contrário: que os atores estão realmente envolvidos com a trama. E a consequência disso é o envolvimento do telespectador também.

Vidas em Jogo consegue aliar elementos cruciais ao sucesso de uma novela, como ação, amor, ambição, maldade e humor, em doses balanceadas que mantém fiel a atenção do público.