Entretenimento

Morre aos 73 anos o escritor Moacyr Scliar

Da Redação ·
 Moacyr Scliar durante a 8º Festa Literária Internacional de Paraty
fonte: AE
Moacyr Scliar durante a 8º Festa Literária Internacional de Paraty

Moacyr Scliar foi internado no dia 11 de janeiro para uma cirurgia de extração de tumores no intestino, enquanto se recuperava da operação, o escritor sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico no dia 16 de janeiro e foi encaminhado o para a UTI do Hospital das Clínicas de Porto Alegre.

continua após publicidade

Segundo o Boletim Médico do hospital, Moacyr Scliar morreu à 1h deste domingo, 27 de fevereiro por falência múltipla de órgãos.

continua após publicidade

O escritor será velado hoje a partir das 14h, no salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. O sepultamento será na segunda-feira.

continua após publicidade

História

Moacyr Jaime Scliar nasceu em Porto Alegre em 23 de março de 1937. Formado em medicina, o escritor tinha especialidade em saúde pública e também era professor universitário. Como escritor, Scliar publicou mais de setenta livros e em 2003 foi eleito para a Academia Brasileira de Letras.

continua após publicidade

Moacyr recebeu três vezes o prêmio Jabuti em1988, 1993 e 2009, o Associação Paulista de Críticos de Arte em 1989 e o Casa de las Americas em 1989.

Entre seus principais livros estão: O exército de um homem só e O centauro no jardim.