MAIS LIDAS
VER TODOS

Entretenimento

Estreia O discurso do rei, campeão de indicações ao Oscar

O rei britânico George VI (1895-1952), pai da rainha Elizabeth II, era o segundo filho de George V. Nesta condição, esperava-se que tivesse posição apenas decorativa na vida política do Reino Unido, participando de atividades beneficentes, mas afastado

Da Redação

·
 Colin Firth disputa o Oscar de ator por sua interpretação como rei gago
Icone Camera Foto por Divulgação
Colin Firth disputa o Oscar de ator por sua interpretação como rei gago
Escrito por Da Redação
Publicado em 11.02.2011, 10:10:00 Editado em 27.04.2020, 20:51:14
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O rei britânico George VI (1895-1952), pai da rainha Elizabeth II, era o segundo filho de George V. Nesta condição, esperava-se que tivesse posição apenas decorativa na vida política do Reino Unido, participando de atividades beneficentes, mas afastado do cotidiano do país. Uma das mais célebres histórias de amor do século 20 – a paixão do irmão mais velho de George, Edward VIII, pela americana Wallis Simpson – acabou por levá-lo ao trono: Edward abdicou em 11 de dezembro de 1936, menos de um ano depois de se tornar rei. E o tímido e despreparado George, que teria preferido ficar em casa cuidando de seus selos, tornou-se monarca britânico num dos momentos mais conturbados da história do país.

continua após publicidade

Veja mais fotos de O discurso do rei

Os primeiros meses do reinado de George VI não foram fáceis. Em todo o Império Britânico crescia o descontentamento em relação à submissão ao Reino Unido, o país se sentia incomodado com a recente crise dinástica e suas possíveis consequências constitucionais, e se dividia em relação à política de apaziguamento com a Alemanha nazista, sustentada pelo primeiro-ministro Neville Chamberlain. Então veio a Segunda Guerra Mundial. E George VI e sua mulher Elizabeth (1900-2002) se converteram no símbolo da resistência dos britânicos. Recusaram-se a deixar Londres durante os bombardeios nazistas, impuseram a suas famílias e pessoal o mesmo racionamento que todos os cidadãos do país enfrentaram, dedicaram-se integralmente a manter o ânimo do povo.

continua após publicidade

Confira os horários e onde está passando O discurso do rei

Como consequência desse esforço, a memória de George VI enfrenta uma contradição. De um lado, é visto como o monarca em cujo reinado o império britânico começou a se esfacelar e em que o Reino Unido se tornou potência de segunda grandeza, superado pelos Estados Unidos e a União Soviética. Por outro, continua sendo o mais admirado soberano inglês do século 20, praticamente venerado pelos britânicos juntamente com a mulher, a quem o povo chamava, carinhosamente, “queen mum” (“rainha-mamãe”, em vez do “rainha-mãe”, que geralmente designa as viúvas dos reis).

LEIA A CRÍTICA DO FILME

continua após publicidade

Fascínio pela monarquia
O discurso do rei revela, mais uma vez, o fascínio que a Academia de Hollywood sente pela monarquia. Está indicado ao Oscar em 12 categorias: Filme, direção, ator (Colin Firth), atriz coadjuvante (Helena Bonham Carter), ator coadjuvante (Geoffrey Rush), roteiro original, montagem, trilha sonora, direção de arte, figurino, fotografia e mixagem de som. Ao longo de sua história, o Oscar dedicou particular atenção a filmes inspirados em episódios da vida dos reis e rainhas britânicos, tendo concedido prêmios a muitos deles. É fácil encontrar nas locadoras bons exemplos dessa história de amor:

• Elizabeth II – A rainha, de Stephen Frears (2006) – Oscar de atriz (Helen Mirren) e outras cinco indicações
• Victoria – A jovem rainha Victoria (2009) – Oscar de melhor figurino, duas outras indicações
• George III – As loucuras do rei George (1994) – Oscar de direção de arte, três outras indicações
• Elizabeth I – Elizabeth – A era de ouro (2007) – Oscar de figurino e mais uma indicação; Elizabeth (1998) – Oscar de maquiagem, outras seis indicações.
• Henrique VIII – O homem que não vendeu sua alma (1966) – 6 Oscars, inclusive filme, diretor (Fred Zinnemann) e ator (Paul Scofield), e outras duas indicações.
• Henrique V – Henrique V (1989) – Oscar de figurino e outras duas indicações. Henrique V (1944) – Oscar especial para Laurence Olivier pela direção, produção e interpretação do filme, e quatro outras indicações.
• Henrique II – O leão no inverno (1968) – Três Oscars, inclusive atriz (Katharine Hepburn), e outras quatro indicações.



Acompanhe também o Divirta-se pelo Twitter
Conteúdo relacionadoOutras notíciasComentar matériaLer comentárioDrama dos 33 mineiros chilenos vira filme Divulgados os cartazes do filme Bruna Surfistinha Anthony Hopkins e Alice Braga juntos em O ritual Berlinale começa mais ousado, com filmes de arte em 3D Bravura indômita, dos irmãos Coen, estreia esta sexta Bravura indômita e a brutalidade em amadurecer Estreia O discurso do rei, campeão de indicações ao Oscar Mostra aborda relação entre cultura, arte e poder Meryl Streep se diz intimidada pelo desafio de interpretar Thatcher Paris condecora Carmen Maura com maior homenagem da cidade
Aguarde.....
Comentar MatériaNoticia 01 relacionada com o filme acima descrito. Noticia 02 relacionada com o filme acima descrito. Ficha do filmeDe volta para o futuro estreia amanhã Salas BH Shopping - Sala1 Ponteio lar Shopping - Sala3 Diamond - Sala2 PromoçõesParticipe da promoção e concorra a ingressos do filme
Não ha comentários publicado para essa notícia
Aguarde um momento até que o sistema verifique seu usuário.
Faça seus comentários sobre essa notícia ...Descrição: (máx. 750 caracteres restantes.) gravar sair



Cultura
arte e livros
cinema
gastronomia
guia de bares e restaurantes
música
teatro
Diversão
ehgata
hit
mexerico
ver pra crer
Vc Comanda
chat
eventos
promoções
Destaque
fim de ano
cara metade
chacras
especiais
mundo ela
namorados
passatempos
rádio guarani
ragga drops
revista ragga
saúde plena
teatro alterosa
viação cipó
Fale conosco | Estado de Minas | Aqui | Guarani FM | TV Alterosa | Clube do Assinante |

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Entretenimento

    Deixe seu comentário sobre: "Estreia O discurso do rei, campeão de indicações ao Oscar "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!