Entretenimento

Brasil e Argentina fecham acordo para massificar internet

Da Redação ·
 Plano prevê implantação de cabos ópticos e integração das estatais dos dois países
fonte: Agência Brasil
Plano prevê implantação de cabos ópticos e integração das estatais dos dois países

Os governos do Brasil e da Argentina assinaram nesta segunda-feira (31), em Buenos Aires, na Argentina, um plano de ação conjunta para cooperação bilateral com objetivo de massificar o acesso à internet em banda larga até 2015 nos dois países, por meio da melhoria na qualidade de conexão e da ampliação da disponibilidade do serviço.

continua após publicidade

O plano prevê a implantação de dutos para a passagem de cabos de fibra óptica entre os dois países, a integração das estatais de telecomunicações brasileira e argentina (Telebras e Arsat, respectivamente), a associação estratégica na produção de equipamentos e a troca de informações sobre programas e políticas na área industrial que ampliem o acesso a equipamentos.

continua após publicidade

Os dois países também devem desenvolver em conjunto conteúdos digitais e interativos e trabalhar em parceria para definir mecanismos de financiamento e acesso a crédito para projetos estratégicos na área, sejam públicos ou privados.

continua após publicidade

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, que integra a comitiva presidencial que está na Argentina, destacou que o acordo garante o desenvolvimento integrado de políticas na área do acesso à internet e a novas tecnologias.

Também foi estabelecida a intenção de criar um Conselho de Alto Nível, que será integrado, do lado brasileiro, pelo Ministério das Comunicações e do lado argentino, pelo Ministério do Planejamento Federal, Investimento Público e Serviços e pela Comissão de Planejamento e Coordenação Estratégica do Plano Nacional de Telecomunicações Argentina Conectada.