Entretenimento

Guinness reconhece recorde mundial no cálculo do número Pi

Da Redação ·

Um executivo japonês, com um computador construído em casa, calculou o valor do conceito matemático Pi com 5 trilhões de casas decimais em agosto de 2010 e estabeleceu um novo recorde mundial, reconhecido pela Guinness World Records na semana passada.

continua após publicidade

Um certificado da entidade foi enviado a Shigeru Kondo, engenheiro japonês de 54 anos, o qual disse ter começado os cálculos simplesmente como hobby. Durante três meses, com a ajuda de uma máquina, ele conseguiu chegar ao resultado, com quase o dobro da marca de 2,7 trilhões de dígitos, atingida em janeiro do ano passado por um consultor francês de software.

continua após publicidade

Kondo, membro de uma companhia de alimentos em Nagano, no centro do Japão, contou com a ajuda do norte-americano Alexander Yee, estudante de ciências da computação, responsável por construir o software usado durante os 90 dias de contas. Os dois mantinham contato trocando e-mails.

continua após publicidade

O computador foi construído por Kondo com peças compradas na internet e em lojas locais de Nagano. Ele usou dois processadores avançados e 20 discos rígidos externos. Para checar o resultado, foram necessários vários métodos diferentes e 64 horas adicionais de trabalho.

O Pi é o número obtido a partir da relação entre uma circunferência e seu respectivo diâmetro. Em geral, é arredondado para 3,14159 ou simplesmente 3,14 e é um número considerado infinito. O próximo desafio de Kondo será calcular o Pi com precisão de 10 trilhões de dígitos.