MAIS LIDAS
VER TODOS

Entretenimento

Equipe acha fóssil de pterossauro fêmea com ovo

O fóssil bem preservado de um pterossauro revelou segredos sobre o sexo e a reprodução destes répteis voadores, contemporâneos dos dinossauros e extintos há 65 milhões de anos.   Esse fóssil, que data de 160 milhões de anos atrás, mostra pela prime

Da Redação

·
 Imagem aproximada do ovo da Senhora T, com 20 mm a 28 mm
Icone Camera Foto por Divulgação
Imagem aproximada do ovo da Senhora T, com 20 mm a 28 mm
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.01.2011, 09:49:00 Editado em 27.04.2020, 20:52:08
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O fóssil bem preservado de um pterossauro revelou segredos sobre o sexo e a reprodução destes répteis voadores, contemporâneos dos dinossauros e extintos há 65 milhões de anos.

continua após publicidade

Esse fóssil, que data de 160 milhões de anos atrás, mostra pela primeira vez que a fêmea de pterossauro - da família dos pterodáctilos - tinha o quadril mais amplo que o macho, e ao contrário dele, não tinha a crista na cabeça. O animal ainda carregava um ovo, o que mostra que se tratava de uma fêmea.

continua após publicidade

David Unwin, paleobiólogo da Universidade de Leicester, no Reino Unido, autor de estudo sobre o assunto, diz que a descoberta "permite determinar com certeza o sexo do animal, um fato muito raro no que diz respeito a fósseis e inédito com pterossauros".

continua após publicidade

– Finalmente temos finalmente uma boa explicação para a crista dos pterossauros, que intrigou os cientistas durante mais de um século, porque apenas alguns indivíduos apresentavam essa característica.

A novidade também possibilitará uma reclassificação dos pterossauros fêmeas e machos na mesma espécie, já que antes se acreditava que eram espécies diferentes.

continua após publicidade

O pterossauro, batizado de Senhora T, foi encontrado em 2009 na província chinesa de Liaoning. O ovo era bem pequeno, com massa estimada em 6,1 g e casca bastante frágil. Unwin diz que essas "são características típicas dos répteis, totalmente distintas dos pássaros, que põem ovos grandes e com casca dura".

continua após publicidade

A análise da "Senhora T", com asas de 78 cm de envergadura, joga luz também sobre a reprodução dos pterossauros.

Copyright AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Entretenimento

    Deixe seu comentário sobre: "Equipe acha fóssil de pterossauro fêmea com ovo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!