Entretenimento

Insensato Coração aposta em dramas familiares

Da Redação ·
 O núcleo principal da novela tem a família de Antonio Fagundes e Natália do Vale. E de Eriberto e os seus amores no começo da novela
fonte: João Miguel Júnior e Renato Rocha Miranda/TV Globo/Divulgação
O núcleo principal da novela tem a família de Antonio Fagundes e Natália do Vale. E de Eriberto e os seus amores no começo da novela

Insensato Coração, nova novela da faixa das 21 horas da Globo, que estreia hoje em lugar de Passione, tem uma aposta. A de que os dramas familiares trarão de volta a audiência média que Passione não conseguiu manter ao longo da sua tragetória, melhorando a audiência apenas no último mês. Mas o projeto de Insensato Coração não é como um bote salva-vidas atirado numa emergência. A novela é um projeto antigo e vem com a assinatura de Gilberto Braga e Ricardo Linhares.
 

continua após publicidade

O que se sabe da nova trama do horário mais nobre, é que ela vai tentar ser mais simples que a antecessora e prender mais a família à frente da televisão. E a receita não vai mudar muito de outros sucessos da Globo que começaram sem grandes pretensões mas que conquistaram o público. Personagens cativantes da classe média, e muitos dramas familiares, além de um par romântico que experimenta Eriberto Leão e Paola Oliveira.
 

Como exemplo, os personagens de Antônio Fagundes e José Wilker (que faz uma participação especial), disputam a mesma mulher, no caso a de Fagundes (Natália do Vale). O casal é pai de dois jovens (Eriberto e Gabriel Braga Nunes), que também tem suas disputas e antagonismos. Eriberto vai viver Pedro, um bom moço, e Gabriel vai encarnar o vilão Léo. Receita simples, mas que tende a satisfazer a audiência, que adora torcer, mesmo que sejam irmãos na disputa.

continua após publicidade


As primeiras cenas de Insensato Coração foram gravadas entre Florianópolis e o Rio de Janeiro. As gravações em Santa Catarian começaram no final de setembro de 2010, quando a equipe de produção deu início à captação de imagens de vários pontos da capital catarinense, como a Ponte Hercílio Luz, a Lagoa da Conceição e diversas praias da ilha, totalizando 22 locações. “A novela se passa basicamente no Rio de Janeiro, mas nos primeiros 60 capítulos teremos uma ação importante com a família central da história morando em Florianópolis. Escolhemos a cidade porque é um lugar lindo e de ótimo astral, assim como várias outras do nosso país”, explicou Gilberto Braga.


Mas Insensato Coração teve pelo menos dois grandes percalços. Na fase de gravação, ou pré-gavação, dois importantes atores deixaram de aparecer. Ana Paula Arósio, que seria a protagonista da novela, faltou às tomadas em Florianópolis. No final de dezembro teve o contrato com a Globo desfeito. Para seu lugar, Paola ganhou a sorte grande. Fábio Assunção, que faria o papel de Léo, o irmão vilão, também teve problemas, e acabou substituido por Gabriel. Assunção chegou a gravar cenas com Fagundes, que foram refeitas.


Elenco — Mas o elenco de Insensato Coração é peso pesado. Além de Fagundes e Natália, atores experientes e adorados pelo público vão estar nas tramas. Glória Pires, Deborah Evelyn, Camila Pitanga, Lázaro Ramos, Natália Timberg, Deborah Secco, Bete Mendes, Fernanda Paes Leme, José de Abreu, Maria Clara Gueiros, Herson Capri, Ana Beatriz Nogueira, Jonatas Faro, Eduardo Galvão, Rosi Campos, Louise Cardoso, Leonardo Miggiorin, Guilherme Piva, Cassio Gabus Mendes, Isabela Garcia, José Augusto Branco, Pedro Garcia, Normal Blum, Ana Lúcia Torre, Polliana Aleixo, Luigi Baricelli, Helena Fernandes, Thiago Martins, Paloma Bernardi, Leonardo Carvalho, Ricardo Tozzi, Tainá Müller, Marcelo Valle, Cristina Galvão, Vitor Novello, Roberta Rodrigues e Antonio Fragoso são alguns atores que compõem o elenco, além de participações especiais de medalhões globais.


Na rede — E para quem quiser mais da novela, já está no ar o site da novela (www.globo.com/insensatocoracao), no qual são reveladas histórias, perfis, bastidores e novidades da trama. A página oferece um conteúdo diversificado e permite a participação do usuário, incentivando o envolvimento do público com a trama. Na página principal, é possível encontrar informações sobre o festival de drinques inspirados na novela, que são oferecidos nos cardápios de bares do Rio de Janeiro e de São Paulo desde a sexta-feira passada.