Entretenimento

Álbum musical em forma de broche dispensa tocador

Da Redação ·
 Dispositivo permite ao usuário mostrar gostos musicais
fonte: BBC Brasil
Dispositivo permite ao usuário mostrar gostos musicais

Quem ainda compra CDs ou álbuns de vinil em lojas de discos, precisa levá-los para casa para poder escutá-los, a não ser que leve um tocador portátil consigo. Mas e se o disco pudesse tocar sozinho, sem o auxílio de um tocador?

continua após publicidade

A ideia não é tão estranha quanto parece. Nos anos 1970, alguns flexidiscs promocionais – discos prensados sobre plástico extremamente fino – vinham com um gramofone primitivo de cartolina.

continua após publicidade

Tudo o que se precisava fazer era colocar a pequena agulha no canto do disco e rodá-lo com os dedos para ouvir o som gravado em seus sulcos.

continua após publicidade

Agora, quase 40 anos depois, alguém desenvolveu um dispositivo de som digital com um equipamento para reprodução embutido. O resultado pode ajudar a tornar o formato físico da música atraente novamente na era digital.

O Playbutton, desenvolvido por uma empresa americana, é um álbum digital na forma de um broche, com ilustrações que podem ser usadas pregadas à roupa.

continua após publicidade

É só colocá-lo na lapela, conectar fones de ouvido e é possível sair pela rua mostrando seu gosto musical enquanto escuta o álbum.

continua após publicidade

“É um objeto pequeno, perfeito e imediato, que cabe na palma da mão”, afirma Nick Dangerfield, fundador da Playbutton.

continua após publicidade

Dangerfield diz ter chegado ao formato em resposta a um sentimento generalizado de que as pessoas estão “cansadas dos CDs”, mas acham que os downloads de música digital “não são totalmente satisfatórios”.

“Pensei em dar um novo uso aos arquivos digitais ao colocá-los em um tocador exclusivo. É uma forma icônica que dá à pessoa a chance de mostrar suas preferências”, diz.

“Ele mostra que você comprou o álbum e que apoia a banda”, afirma.