MAIS LIDAS
VER TODOS

Entretenimento

Aquecimento global pode provocar câncer

O derretimento de geleiras e camadas de gelo estão liberando, no ar e nos oceanos, poluentes que causam câncer, revelaram cientistas.   Segundo os pesquisadores, os produtos químicos entram na cadeia alimentar e se acumulam no corpo das pessoas, pr

Da Redação

·
 Geleiras estão liberando poluentes que podem provocar câncer, doenças cardíacas e infertilidade
Icone Camera Foto por Flickr
Geleiras estão liberando poluentes que podem provocar câncer, doenças cardíacas e infertilidade
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.12.2010, 11:35:00 Editado em 27.04.2020, 20:54:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O derretimento de geleiras e camadas de gelo estão liberando, no ar e nos oceanos, poluentes que causam câncer, revelaram cientistas.

continua após publicidade

Segundo os pesquisadores, os produtos químicos entram na cadeia alimentar e se acumulam no corpo das pessoas, provocando tumores, doenças cardíacas e infertilidade. A informação foi revelada nesta quinta-feira (9).

continua após publicidade

O alerta foi dado por um novo estudo internacional sobre a relação entre as mudanças climáticas e um tipo de toxinas feitas pelo homem, chamadas de poluentes orgânicos persistentes (POP, na sigla em inglês).

continua após publicidade

A pesquisa, que deverá ser publicada no mês que vem, diz que a elevação da temperatura e as condições meteorológicas mais extremas estão aumentando a exposição do homem aos poluentes em todo o mundo, incluindo o Reino Unido.

Os cientistas estão preocupados com os POPs porque eles duram décadas no ambiente e se acumulam nos tecidos do corpo. Essas toxinas incluem pesticidas como o DDT e produtos químicos usados em produtos elétricos.

continua após publicidade

Donald Cooper, do Programa para o Meio Ambiente da ONU (Organização das Nações Unidas), que publicou o relatório durante o COP 16 (16ª Conferência da ONU sobre Mudança Climática), que se realiza em Cancún, no México, disse que as geleiras e as camadas de gelo estão liberando POPs presos anos atrás no ar e nos oceanos.

continua após publicidade

Eventos meteorológicos extremos, como as recentes inundações no Paquistão, liberaram poluentes proibidos que que haviam sido armazenados para serem incinerados.

continua após publicidade

Altas temperaturas tendem a aumentar a propagação da malária, o que, por sua vez, faz crescer o uso de sprays como o DDT, que fazem mal à saúde, além de deixar baleias, focas e ursos polares vulneráveis aos poluentes.

Cooper explicou que o problema acontece em todas as partes do mundo. Ele disse que quantidades muito pequenas desses poluentes entram na cadeia alimentar e se acumulam à medida que sobem na cadeia alimentar, até chegar ao leite materno e ao sangue humano.

O estudo da ONU revelou que os níveis de POPs do leite materno e do sangue estão aumentando em várias partes do planeta.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Entretenimento

    Deixe seu comentário sobre: "Aquecimento global pode provocar câncer"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!