Entretenimento

Cientistas acham fóssil de 'minidinossauro' com chifres

Da Redação ·
 "Mini" dinossauro tinha 1,67 m e pesava até 45 kg; criatura viveu há 103 milhões de anos
fonte: Julius T. Csotonyi
"Mini" dinossauro tinha 1,67 m e pesava até 45 kg; criatura viveu há 103 milhões de anos

Pesquisadores encontraram, na Coreia do Sul, o fóssil de um novo e minúsculo dinossauro com chifres, o primeiro desse tipo em uma região onde é rara essa espécie de descoberta, disseram cientistas nesta terça-feira (7).

continua após publicidade

Chamado Koreaceratops, o dinossauro tinha 1,67 m de altura e pesava entre 27 kg e 45 kg. Cientistas da Coreia do Sul, dos Estados Unidos e do Japão dizem que a criatura viveu há cerca de 103 milhões de anos, no período do Cretáceo remoto, sendo geologicamente mais jovem que o Triceratops.

continua após publicidade

O achado está ajudando os cientistas a resolver o mistério de como evoluíram os dinossauros de chifres, de criaturas do tamanho de um cão na Ásia a enormes dinossauros como os Triceratops que perambulavam pela América do Norte.

continua após publicidade

Segundo Michael Ryan, curador e chefe de paleontologia de vertebrados no Museu de História Natural de Cleveland, nos Estados Unidos, é uma descoberta "rara".

– Não costumamos achar fósseis de dinossauros nessa região, onde se registram com maior frequência evidências de ovos de dinossauros e pegadas.

continua após publicidade

O cientista acrescentou que esse espécime "é importante porque preenche um elo perdido de 20 milhões de anos no registro fóssil entre a origem destes dinossauros na Ásia e seu primeiro aparecimento na América do Norte".

continua após publicidade

O Koreaceratops tinha um bico parecido com o de um papagaio, que se destacava sobre uma mandíbula cheia de dentes. Possuía uma grossa cauda em forma de leque que pode tê-lo ajudado a nadar.

Ryan é coautor da pesquisa liderada por Yuong-Nam Lee, do instituto coreano de geociências e recursos minerais, publicada na edição de 18 de novembro da revista online Naturwissenchaften: The Science of Nature.

Copyright AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados