Entretenimento

Justiça mantem proibição do GTA 4

Da Redação ·
 Proibição da venda do jogo começou a valer no dia 14 de novembro.
fonte: Divulgação
Proibição da venda do jogo começou a valer no dia 14 de novembro.

A Justiça decidiu manter a proibição da venda do game Episodes From Liberty City, uma versão do jogo de ação GTA 4, por problemas com direitos autorais – a medida vale mundialmente. Autores do funk Bota o Dedinho pro Alto acusam os produtores do jogo de usar a música sem autorização.

continua após publicidade

O brasileiro Hamilton da Silva Lourenço diz ter criado a letra do funk, que é interpretado pelo filho dele, o MC Miltinho.

continua após publicidade

Depois da primeira decisão da 3ª Vara Civil de Barueri, divulgada em outubro, a Synergex do Brasil, que distribui o jogo no país, entrou com um recurso para que a decisão fosse revista. Mas a juíza Leonete Maria da Silva decidiu que “as alegações e documentos não foram suficientes ao convencimento deste juízo” e manteve a liminar.

continua após publicidade

A proibição da venda do jogo começou a valer no último domingo (14) – a Justiça determinou que o veto começasse 48 horas depois que a Synergex e a Rockstar Games, produtora do game, fossem notificadas da decisão, o que aconteceu no último dia 11. Caso descumpram a decisão, as empresas estão sujeitas a pagar uma multa diária de R$ 5.000.

Procurada pelo R7, a distribuidora informou que “ainda não tem uma posição definida sobre o assunto” e não respondeu se vai cumprir a decisão ou se vai entrar com um novo recurso.

continua após publicidade

De acordo com Thiago Jabur Carneiro, do escritório Mello Advogados, que representa Lourenço, um documento internacional deve ser enviado ao Departamento de Justiça dos Estados Unidos na semana que vem para que a medida seja cumprida mundialmente pela produtora do jogo.