Entretenimento

Cientistas criam câmera 3D usando controle do Wii

Da Redação ·
 Demonstração do sistema.
fonte: Reprodução
Demonstração do sistema.

Um novo projeto da Universidade de Abertay Dundee, no Reino Unido, está desenvolvendo câmeras virtuais parecidas com aquelas usadas pelo diretor James Cameron no filme Avatar com a ajuda do controle de movimentos do console Wii, da Nintendo. Tudo por menos de R$ 261 (US$ 150).

continua após publicidade

Apelidado de Motus, o projeto deverá permitir a produção de filmes e animações complexos a um custo muito baixo, oferecendo ferramentas criativas para pequenos estúdios ou para artistas domésticos.

continua após publicidade

Liderados por Matt Bett, os pesquisadores ativaram uma câmera virtual – em que o computador aumenta significativamente o que ela é capaz de fazer – usando um sensor de movimento, permitindo que ela reagisse imediatamente, e de forma intuitiva, às ações que acontecem dentro do mundo gerado pelo PC.

continua após publicidade

James Cameron inventou um novo jeito de filmar chamado Simul-cam (câmera simultânea, em tradução livre), em que a imagem gravada é processada em tempo real antes de chegar à tela do monitor do diretor. A técnica permitiu que atores vestidos com trajes de captura de movimento fossem vistos, na mesma hora, como os personagens azuis Na´vi, acabando com vários dias de espera enquanto o computador gerava as imagens.

Bett explicou que a tecnologia da Simul-cam permite “uma espécie de realidade aumentada, em que o mundo gerador por computador pode ser visto rapidamente”.

continua após publicidade

– O que eu queria fazer era trazer esse poder para os computadores domésticos. Usando um novo controle eletromagnético de movimento chamado Sixsense, agora nós podemos manipular uma câmera virtual em qualquer ambiente gerador por computador, seja um filme, uma animação, um jogo de computador ou uma ferramenta de simulação voltada para a educação.

Clique aqui para ver vídeo (em inglês) que mostra como o sistema funciona.