MAIS LIDAS
VER TODOS

Entretenimento

Pesquisadores encontram bolhas gigantes na Via Láctea

Duas misteriosas bolhas gigantes, que estão unidas e emitem raios gama, foram descobertas no centro da nossa galáxia, a Via Láctea, anunciaram astrônomos americanos nesta terça-feira (9).   As bolhas, que abrangem 50 mil anos-luz (distância percorr

Da Redação

·
 As bolhas, que teriam vários milhões de anos, se estendem sobre mais da metade da base da Via Láctea.
Icone Camera Foto por Nasa
As bolhas, que teriam vários milhões de anos, se estendem sobre mais da metade da base da Via Láctea.
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.11.2010, 09:33:00 Editado em 27.04.2020, 20:55:15
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Duas misteriosas bolhas gigantes, que estão unidas e emitem raios gama, foram descobertas no centro da nossa galáxia, a Via Láctea, anunciaram astrônomos americanos nesta terça-feira (9).

continua após publicidade

As bolhas, que abrangem 50 mil anos-luz (distância percorrida pela luz em um ano no vácuo), podem ser resíduo da erupção de um buraco negro gigante no coração da galáxia.

continua após publicidade

Doug Finkbeiner, astrônomo do centro de astrofísica da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, disse que as causas exatas do aparecimento das bolhas são incertas.

continua após publicidade

- O que observamos são duas bolhas que emitem raios gama e que se estendem por 25 mil anos luz, respectivamente, ao sul e ao norte do centro da Via Láctea, e que não compreendemos totalmente sua natureza e origem.

As bolhas, que teriam vários milhões de anos, se estendem sobre mais da metade da base da Via Láctea, da constelação de Virgem à constelação de Grou.

continua após publicidade

Finkbeiner e seus colegas Meng Su e Tracy Slatyer, ambos de Harvard, se basearam em dados acessíveis ao público obtidos a partir do telescópio Fermi, lançado em 2008 pela Nasa (agência espacial americana).

continua após publicidade

Esse telescópio espacial é mais sensível às emissões de raios gama graças a um detector de altíssima definição, que varre o céu a cada três horas.

continua após publicidade

Os astrofísicos continuam analisando o fenômeno para tentar compreender melhor sua origem.

As bolhas emitem as radiações gama mais poderosas já detectadas na Via Láctea, segundo os pesquisadores. O trabalho da equipe será publicado na revista científica Astrophysical Journal.

Copyright AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Entretenimento

    Deixe seu comentário sobre: "Pesquisadores encontram bolhas gigantes na Via Láctea"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!