Entretenimento

15% dos brasileiros já deram ou levaram um fora por SMS

Da Redação ·
 90% dos brasileiros compartilham fotos, mas 85% nunca postaram imagens de biquíni ou roupa íntima.
fonte: Getty Images
90% dos brasileiros compartilham fotos, mas 85% nunca postaram imagens de biquíni ou roupa íntima.

Cerca de 15% dos brasileiros já deram ou levaram um fora por SMS, 62% assumem olhar o perfil do parceiro nas redes sociais e 67% dizem que visitam o perfil do ex-namorado com frequência. Foi o que revelou uma pesquisa realizada pela Nokia sobre como o brasileiro lida com a tecnologia.

continua após publicidade

O estudo mostra como o brasileiro se relaciona com celulares, internet, downloads, serviços de fotos e vídeos e até sua relação com o público e o privado na era das redes sociais.

continua após publicidade

Segundo a pesquisa, talvez o investimento 400 políticos nas útimas eleições em redes sociais tenha sido em vão, já que 67% dos brasileiros disseram nunca visitar a página de um deles no Twitter ou no Facebook - 72% deles usam as tecnologias para buscar informações da vida de pessoas de seus círculos sociais.

continua após publicidade

Embora 90% dos usuários digam compartilhar fotos pessoais na rede, o estudo mostra que o brasileiro ainda parece ter algum pudor. Enquanto os Estados Unidos vivem uma onda de acessos a vídeos e fotos revelando a intimidade sexual dos usuários, aqui no Brasil 85% dos entrevistados disseram nunca ter publicado fotos de biquíni ou roupas íntimas.

Relacionamentos

continua após publicidade

De acordo com a pesquisa, 34% dos entrevistados disseram que a internet ou o celular já prejudicaram seus relacionamentos de algum jeito. Mas a tecnologia também pode ajudar na superação do fim: para 35% deles, quem leva um fora usa as redes para mostrar que está feliz. Já para 62% dar intimidade a alguém online pode ser considerado uma traição.

continua após publicidade

Os dados da pesquisa mostram que, para 62% das pessoas entrevistadas, quem faz perfil nas redes sociais quer se mostrar melhor e mais bonito do que realmente é. As mensagens de celular são usadas por 27% para começar uma paquera, e 47% se sentem mais livres para ousar nos xavecos quando estão usando alguma ferramenta tecnológica.

Em relação ao mundo profissional, 54% dos entrevistados disseram que a tecnologia facilita no desenvolvimento da carreira. Para relaxar durante o expediente de trabalho, 59% deles acessam a internet. Já no descanso, a facilidade de acesso e a mobilidade fazem com que 50% dos brasileiros se sintam ligados ao trabalho nos momentos de folga.

No terreno polêmico dos direitos autorais, 50% disseram que o download de filmes e músicas gratuitos na internet é um crime, mas 92% revelaram que não denunciariam ninguém por causa disso. Quem usar a tecnologia para causar intrigas deve ter cuidado, já que 82% dos brasileiros acham que falar mal de alguém nas redes sociais pode ser crime de calúnia e difamação.

Realizada com 601 homens e mulheres com acesso à internet, acima de 16 anos, de todas as classes sociais, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Salvador e Recife, a pesquisa buscou retratar aspectos diversos da vida relacionados aos novos aparelhos eletrônicos.