Entretenimento

Cepa de cólera encontrada no Haiti é comum na Ásia

Da Redação ·
 Vibrio cholerae: A bactéria que causa cólera (ao microscópio eletrônico).
fonte: Wikimedia Commons
Vibrio cholerae: A bactéria que causa cólera (ao microscópio eletrônico).

O surto de cólera que atinge o Haiti é causado por uma cepa típica do sul da Ásia, segundo laudo divulgado hoje pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos. O laboratório identificou a cepa por meio de uma análise genética. O resultado foi divulgado hoje à imprensa depois de ter sido comunicado às autoridades haitianas.

continua após publicidade

O Haiti nunca havia registrado um surto de cólera antes de outubro deste ano. Especialistas já haviam comentado anteriormente sobre a improbabilidade de a cepa ter ficado dormente no Haiti à espera de uma oportunidade para proliferar-se.

continua após publicidade

O surto de cólera no empobrecido país centro-americano já matou 330 pessoas e levou mais de 4.700 aos hospitais, segundo cifras oficiais. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos não identificou a fonte do surto. Políticos haitianos, no entanto, têm atribuído o surto a soldados nepaleses das forças de paz da Organização das Nações Unidas (ONU). Os militares do Nepal, um reino himalaio no sul da Ásia, concentram-se na região onde originou-se o surto. As informações são da Associated Press.