Entretenimento

Internet móvel no Brasil não ficará pronta até a Copa

Da Redação ·
 Conexão sem fio ainda é falha nas cidades que vão receber Copa.
fonte: Kim Jae-Hwan/AFP
Conexão sem fio ainda é falha nas cidades que vão receber Copa.

O acesso à internet via redes móveis ainda não está pronto para entrar em campo na Copa do Mundo de 2014. É o que revela a consultoria Teleco após analisar a qualidade da banda larga móvel via redes 3G entre 20 de setembro e 13 de outubro nas 12 cidades que sediarão o mundial de futebol.

continua após publicidade

O teste avaliou a cobertura e a velocidade de conexão via redes 3G, onde o serviço é oferecido pelas quatro principais operadoras do mercado - Claro, Oi, TIM e Vivo. Nos testes, São Paulo e Porto Alegre apresentaram as maiores médias de velocidade de banda larga móvel, tanto em download quanto em upload.

continua após publicidade

Curitiba também se destacou registrado a terceira melhor performance em upload e em qualidade de vídeo. Já Salvador, Natal e Recife registraram as piores médias de velocidade de download e upload.

continua após publicidade

A análise aponta que o Rio de Janeiro, sede também da Olimpíada de 2016, apresenta deficiências de cobertura por algumas operadoras nos arredores do Maracanã, Lagoa e trechos da Linha Vermelha e Ponte Rio-Niterói. A capital carioca ficou em quinto lugar no ranking geral.

"As operadoras deverão continuar a investir nas suas redes para suportar a enorme demanda de banda larga móvel esperada para a Copa do Mundo e a Olimpíada", recomenda a Teleco.

continua após publicidade

Os investimentos, segundo a consultoria, devem ser destinados a infraestrutura central, com utilização intensiva de fibras óticas, ampliação da capacidade da rede de acesso, novas tecnologias - incluindo redes móveis de quarta geração - e aquisição de mais espectro.