Entretenimento

Empresa sueca cria 'airbag' para ciclistas

Da Redação ·
 'Airbag' é inflado antes de o ciclista bater a cabeça.
fonte: Reprodução
'Airbag' é inflado antes de o ciclista bater a cabeça.

Uma empresa sueca criou um "airbag" para ciclistas. Chamado de "Hvvding", o equipamento de segurança tem o formato de um colar, que entra em ação dentro de 0,1 segundo, cobrindo o crânio e pescoço do ciclista, em caso de impacto, segundo o jornal inglês "Daily Mail".

continua após publicidade

O "Hvvding" (assista a vídeo) foi projetado durante seis anos por dois estudantes de desenho industrial. Segundo a designer Anna Haupt, a empresa espera vender o "airbag" na Europa no próximo ano por cerca de 260 libras (R$ 690).

continua após publicidade

A empresa desenvolveu um sistema em formato de colar, contendo um airbag dobrado, que só é acionado quando os sensores detectam um choque súbito. Um cilindro de gás hélio infla o colar em apenas 0,1 segundo, protegendo o crânio e pescoço do ciclista.

Os inventores destacaram ainda que o cliente pode combinar a cor do colar com a roupa que está usando. Para chegar ao projeto final, a equipe realizou centenas de testes usando dados de colisões de ciclistas. O "airbag" é inflado antes de o ciclista bater a cabeça.