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Cientistas criam carro autônomo que busca passageiros

Da Redação ·
 Os passageiros podem telefonar para o MIG usando um iPad ou smartphone, e o sistema GPS integrado desses aparelhos revela ao carro a localização da pessoa
fonte: Odd Andersen/AFP
Os passageiros podem telefonar para o MIG usando um iPad ou smartphone, e o sistema GPS integrado desses aparelhos revela ao carro a localização da pessoa

Cientistas alemães apresentaram nesta quinta-feira (14) em Berlim o mais recente avanço na tecnologia de automóveis que dirigem sem a necessidade de motorista. A novidade é um veículo autônomo chamado MIG (Made in Germany, que significa Feito na Alemanha, em português) que os passageiros podem chamar por telefone para uma carona.

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O cientista da computação Raul Rojas e sua equipe na Universidade Livre de Berlim desenvolveram o carro experimental e esperam que revolucione o futuro do automóvel.

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Os passageiros podem telefonar para o MIG usando uma prancheta eletrônica iPad ou um smartphone, e o sistema GPS (sistema de posicionamento global) integrado desses aparelhos revela ao carro a localização da pessoa. O veículo determina a melhor rota e informa ao passageiro quanto tempo demorará para chegar.

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Os projetistas do carro dizem que sua invenção sustentará desenvolvimentos ecologicamente corretos, ao tornar mais práticos os carros compartilhados. Caso diversas pessoas estejam se deslocando na mesma direção, o mesmo táxi sem motorista poderia atender a todo o grupo.

O uso da tecnologia poderia reduzir o número de carros em uso em Berlim a um quinto do atual.

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De acordo com um porta-voz do projeto, o motorista terá acesso a todos os sistemas eletrônicos de bordo usando um dispositivo multimídia como o iPad, por exemplo.

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- Isso cria possibilidades inteiramente novas de operação do veículo, que vão bem além das ideias anteriores de controle remoto.

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Os motoristas que controlam o veículo por meio do iPad podem desativar a tecnologia automática e assumir pessoalmente os controles de movimento do carro.

O MIG usa sensores para criar uma imagem tridimensional da rua no computador do carro, de modo que este se torna capaz de detectar bicicletas, pedestres, placas e as marcações na via.

A tecnologia permite que ele responda de forma independente aos semáforos, que dê passagem de acordo com o código de trânsito e que pare em caso de acontecimentos inesperados.

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