MAIS LIDAS
VER TODOS

Entretenimento

Recuo dos netbooks faz venda de computadores ficar abaixo de meta

As vendas de computadores ultrapassaram 88,3 milhões de unidades, mundialmente, no terceiro trimestre de 2010, o que representa um avanço de 7,6% na comparação com igual período do ano passado, informou o Gartner. Os resultados ficaram abaixo das expec

Da Redação

·
 Os tablets, como o iPad, afetaram o avanço das vendas de netbooks.
Icone Camera Foto por Nicky Loh/Reuters
Os tablets, como o iPad, afetaram o avanço das vendas de netbooks.
Escrito por Da Redação
Publicado em 19.10.2010, 08:46:00 Editado em 27.04.2020, 20:56:13
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As vendas de computadores ultrapassaram 88,3 milhões de unidades, mundialmente, no terceiro trimestre de 2010, o que representa um avanço de 7,6% na comparação com igual período do ano passado, informou o Gartner. Os resultados ficaram abaixo das expectativas da consultoria, que esperava um crescimento de 12,7% no terceiro trimestre.

continua após publicidade

"O principal inibidor foi o abrandamento na demanda de consumo de computadores nos Estados Unidos e na Europa. O terceiro trimestre é historicamente um período de forte consumo, conduzido pelas vendas de volta às aulas", aponta o analista do Gartner, Mikako Kitagawa. "A demanda por PCs portáteis, direcionada por notebooks de baixo custo, desacelerou após um crescimento bem forte nos últimos dois anos", observa o analista.

continua após publicidade

Na avaliação de Kitagawa, a febre dos tablets em torno de dispositivos como o iPad, da Apple, também afetou o avanço do consumo de netbooks, adiando algumas compras de computadores, especialmente nos Estados Unidos.

continua após publicidade

Empresas

A Hewlett-Packard continua na liderança do mercado mundial de computadores, com 15,4 milhões de unidades vendidas e 17,5% do setor no terceiro trimestre. A participação da fabricante sofreu uma ligeira queda em relação à fatia de 18,9% registrada em igual período de 2009, especialmente por conta do recuo de 20% nas vendas da região Ásia-Pacífico.

A Acer, em segundo lugar, vendeu 11,5 milhões de computadores entre julho e setembro e também perdeu participação de 14,3% no terceiro trimestre de 2009 para 13,1% entre julho e setembro deste ano.

continua após publicidade

Com 10,8 milhões de computadores vendidos no terceiro trimestre, a Dell ficou na terceira posição do mercado, com 12,2% de participação – ligeira alta sobre a fatia de 12,1% registrada um ano antes – e apresentou crescimento de 9,2% em unidades vendidas na comparação com julho-setembro de 2009.

continua após publicidade

Na quarta posição do ranking está a chinesa Lenovo, que vendeu 9,1 milhões de PCs e alcançou 10,4% de participação no terceiro trimestre – dois pontos percentuais acima dos 8,4% registrados em igual período do ano passado. Em quinto lugar, a Asus vendeu 4,8 milhões de máquinas e ficou com 5,4% de participação, seguida pela Toshiba, com 4,7 milhões de PCs vendidos e 5,3% do mercado global no terceiro trimestre.

América Latina

As vendas de PCs na América Latina somaram 8,2 milhões de unidades entre julho e setembro, um avanço de 9,9% ante igual período do ano passado.

"As vendas de PC no período de volta às aulas na América Latina foram lentas, e isso transpareceu na redução das vendas de computadores portáteis residenciais. Os consumidores foram em busca de vendas promocionais que simplesmente não se materializaram nas lojas de toda a região", avalia Gartner.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Entretenimento

    Deixe seu comentário sobre: "Recuo dos netbooks faz venda de computadores ficar abaixo de meta"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!