Entretenimento

Xbox Live chega ao Brasil no dia 10 de novembro

Da Redação ·
 Site da Microsoft confirma chegada do serviço Xbox Live ao Brasil em novembro.
fonte: Reprodução
Site da Microsoft confirma chegada do serviço Xbox Live ao Brasil em novembro.

A Microsoft confirmou nesta terça-feira (12) a chegada do serviço de jogos on-line Xbox Live ao Brasil no dia 10 de novembro. A rede, que permite que o usuário conecte seu videogame à internet para jogar em grupo e pagar para baixar jogos completos, além de versões de demonstração, é aguardada no país desde que o console foi lançado oficialmente no Brasil, em 2006.

continua após publicidade

A vinda da Xbox Live havia sido confirmada oficialmente durante a feira Electronic Entertainment Expo (E3) 2010, realizada em junho nos Estados Unidos.

continua após publicidade

Na ocasião, a empresa anunciou que estudava criar um sistema que permita a migração para o sistema brasileiro dos jogadores que já usam a Live com contas cadastradas no exterior. A possibilidade de migração foi confirmada pela Microsoft nesta terça. O usuáruio poderá manter seu perfil, colocação no ranking, conquistas, saldo de pontos para compra de jogos e o valor pago durante o tempo restante da assinatura.

continua após publicidade

Em um primeiro momento, a Xbox Live brasileira apresentará conteúdo como jogos da Live Arcade (loja virtual com diversos games), Games on Demand (jogos "em disco" que podem ser comprados por download) e o Marketplace (onde o jogador pode comprar uma série de elementos como itens para configurar seu avatar).

Diferente da rede americana

continua após publicidade

A Xbox Live desembarcará no Brasil com algumas diferenças em relação à rede disponível para os jogadores americanos. Nem todos os serviços estarão disponíveis, como o de aluguel e compra de filmes via download. A linha de jogos jogos disponíveis para compra via download não será a mesma dos EUA, e o, obviamente, o preço dos games deve ser diferente.

continua após publicidade

Nos EUA, os jogos são vendidos por meio de pontos batizados de Microsoft Points. Pacotes de 4 mil pontos, por exemplo, custam US$ 50. Há jogos simples vendidos por 400 pontos, ou US$ 5. No Brasil, o usuário gastará o mesmo número de pontos para adquirir os jogos, mas os pontos deverão ser vendidos por um valor diferente que o pago nos EUA.

Para a Xbox Live brasileira, a Microsoft venderá cartões pré-pagos de assinatura anual e de de pontos para poder comprar os games. Eles serão vendidos tanto nas lojas quanto na própria Live. Entretanto, poderá haver um bloqueio de região por conta dos cartões, impedindo que um usuário compre um nos EUA e fazendo com que ele funcione no Brasil. Isso, segundo Guilherme Camargo, gerente de marketing da Microsoft Brasil, já acontece em outras regiões do globo com a Live.

Se os americanos já podem alugar e comprar filmes por download na Live, os brasileiros terão de esperar para ter acesso a um serviço semelhante. A loja americana não estará disponível no Brasil, mas a Microsoft diz que já está negociando com produtoras e distribuidoras de filmes e seriados no país para criar uma versão nacional do serviço.