Entretenimento

Nave Soyuz parte para a ISS com três astronautas

Da Redação ·
 O trio vai se juntar a outros três astronautas que já se encontram na estação
fonte: EPA
O trio vai se juntar a outros três astronautas que já se encontram na estação

A nave espacial Soyuz, com dois cosmonautas russos e um astronauta americano a bordo, partiu nesta sexta-feira (8) em direção à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), após decolar do cosmódromo de Baikonour, no Cazaquistão.

continua após publicidade

A Soyuz TMA-01M leva à ISS o cosmonauta veterano Alexander Kaleri, seu conterrâneo e estreante em viagens espaciais Oleg Skripochka, e o americano Scott Kelly. O trio vai se juntar a outros três astronautas que já se encontram na estação. A duração da viagem é de dois dias, segundo informações da equipe russa responsável pela operação.

continua após publicidade

Logo após a decolagem, Kaleri disse que "está tudo bem a bordo". Em resposta, o chefe da agência espacial russa, Anatoly Perminov, respondeu "desejo a vocês todo o sucesso [na missão]".

continua após publicidade

O trio desembarca na ISS neste domingo (10) e deverá ficar em órbita por pelo menos seis meses. Lá estão, desde junho deste ano, o cosmonauta Fyodor Yurchikhin e os astronautas Doug Wheelock e Shannon Walker.

A estação é um projeto de R$ 167,6 bilhões (US$ 100 bilhões), que envolve 16 países, e está sendo construída a 354 km da Terra há 12 anos.

continua após publicidade

A conclusão da ISS, que conta em sua maior parte com tecnologia russa e americana, está prevista para os próximos meses, depois de mais duas viagens de ônibus espaciais americanos, em novembro e fevereiro de 2011.

As viagens posteriores serão feitas exclusivamente pela nave russa Soyuz.