MAIS LIDAS
VER TODOS

Entretenimento

China lança sua segunda sonda rumo à Lua

A China lançou nesta sexta-feira (1º) a sua segunda sonda lunar, a Chang'e-2, marcando mais uma etapa do ambicioso programa espacial do país, que pretende enviar homens à Lua até 2020.   A sonda, lançada por um foguete, decolou no horário previsto,

Da Redação

·
 Foguete leva a sonda Chang'e 2
Icone Camera Foto por AFP
Foguete leva a sonda Chang'e 2
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.10.2010, 08:34:00 Editado em 27.04.2020, 20:56:40
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A China lançou nesta sexta-feira (1º) a sua segunda sonda lunar, a Chang'e-2, marcando mais uma etapa do ambicioso programa espacial do país, que pretende enviar homens à Lua até 2020.

continua após publicidade

A sonda, lançada por um foguete, decolou no horário previsto, 8h no horário de Brasília. A missão Chang'e 2 permitirá obter imagens mais precisas do que as registradas pela Chang'e 1, lançada em 2007. A expectativa é que o equipamento chegue à Lua em cinco dias, menos da metade do tempo que sua antecessora levou para fazer a viagem.

continua após publicidade

Quando chegar à orbita da Lua, a cerca de 100 km da superfície do satélite natural da Terra, a máquina vai tirar fotos com resolução dez vezes maior do que a da versão anterior.

continua após publicidade

O dia escolhido pela CNSA (Administração Nacional do Espaço da China, na sigla em inglês) não é aleatório, já que hoje são celebrados os 61 anos da proclamação da República Popular da China por Mao Tsé-Tung.

O lançamento gerou grande comoção no público chinês, com transmissões ao vivo pela rede de televisão estatal durante o dia todo e uma audiência de milhões de espectadores.

continua após publicidade

A Chang'e-2 serve de preparação para o lançamento, em 2013, de uma nave sem tripulação que será responsável por colocar na superfície da Lua um veículo teleguiado, o Chang'e-3. No ano de 2003, a China se tornou, depois da Rússia e dos Estados Unidos, o terceiro país a enviar um homem ao espaço.

Em setembro de 2008, durante a missão Shenzhou 7, um "taikonauta", como os chineses denominam os astronautas, fez uma saída ao espaço, confirmando assim os avanços do país na conquista espacial.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Entretenimento

    Deixe seu comentário sobre: "China lança sua segunda sonda rumo à Lua"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!