Entretenimento

Lactec assina contrato com a Light para desenvolver redes elétricas inteligentes

Da Redação ·
 o diretor superintendente do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec), Newton Pohl Ribas, o presidente da Light, Jerson Kelman e o , o diretor de operações tecnológicas do Lactec, Mauricio Müller
fonte: Lactec
o diretor superintendente do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec), Newton Pohl Ribas, o presidente da Light, Jerson Kelman e o , o diretor de operações tecnológicas do Lactec, Mauricio Müller

O Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec) vai desenvolver um programa de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias para implantar de redes inteligentes para a concessionária de energia elétrica Light Rio. Com outras duas empresas, o instituto paranaense vai trabalhar no Projeto Smart Grids Light. O contrato com a concessionária de energia elétrica Light Rio, foi assinado nesta sexta-feira (1o), no Rio de Janeiro.

continua após publicidade

O diretor superintendente do Lactec, Newton Pohl Ribas, o diretor de operações tecnológicas, Mauricio Muller, e pesquisadores da instituição, participaram da cerimônia de assinatura. O evento contou também com a participação do presidente da Light, Jerson Kelman, além de engenheiros e técnicos especializados da concessionária.

continua após publicidade

As redes elétricas inteligentes, ou smart grid, serão uma realidade nas residências brasileiras, nos próximos anos. A nova tecnologia permitirá, além da melhoria na eficiência operacional, a redução das perdas comerciais e maior interação com o consumidor. A aplicação dessa nova tecnologia permitirá a manutenção e atendimento remotos, além de possibilitar ao cliente o acompanhamento dos níveis de qualidade da energia recebida.

continua após publicidade

O programa também amplia o número de canais de comunicação da concessionária com o consumidor, como a utilização de televisores, telefones celulares, aplicativos web e mostradores avançados, que farão com que o cliente acompanhe seu consumo através de interfaces amigáveis tais como gráficos e estimativas de consumo em reais. A Light realizará projetos piloto dentro de sua área de concessão, no Rio de Janeiro.

“Este é um projeto estratégico para o instituto e uma mudança de paradigma dentro da área de distribuição de energia elétrica no Brasil. Esta oportunidade nos permitirá qualificar nossa equipe de pesquisadores e técnicos para que possamos ser pioneiros no desenvolvimento desta tecnologia”, disse o diretor superintendente do Lactec, Newton Pohl Ribas.

continua após publicidade

O Projeto Smart Grids Light é subdividido em cinco etapas: desenvolvimento de plataforma de redes inteligentes, desenvolvimento de sistema de gestão em tempo real de rede de distribuição subterrânea, sistema de gestão de redes aéreas, sistema para gestão energética pelo lado da demanda, desenvolvimento de sistema inteligente de gestão de fontes renováveis. Todos os projetos são integrados dentro da plataforma e conceitos do programa Smart Grid.