MAIS LIDAS
VER TODOS

Entretenimento

Lactec assina contrato com a Light para desenvolver redes elétricas inteligentes

O Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec) vai desenvolver um programa de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias para implantar de redes inteligentes para a concessionária de energia elétrica Light Rio. Com outras duas empresas,

Da Redação

·
 o diretor superintendente do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec), Newton Pohl Ribas, o presidente da Light, Jerson Kelman e o , o diretor de operações tecnológicas do Lactec, Mauricio Müller
Icone Camera Foto por Lactec
o diretor superintendente do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec), Newton Pohl Ribas, o presidente da Light, Jerson Kelman e o , o diretor de operações tecnológicas do Lactec, Mauricio Müller
Escrito por Da Redação
Publicado em 02.10.2010, 11:56:00 Editado em 27.04.2020, 20:56:43
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec) vai desenvolver um programa de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias para implantar de redes inteligentes para a concessionária de energia elétrica Light Rio. Com outras duas empresas, o instituto paranaense vai trabalhar no Projeto Smart Grids Light. O contrato com a concessionária de energia elétrica Light Rio, foi assinado nesta sexta-feira (1o), no Rio de Janeiro.

continua após publicidade

O diretor superintendente do Lactec, Newton Pohl Ribas, o diretor de operações tecnológicas, Mauricio Muller, e pesquisadores da instituição, participaram da cerimônia de assinatura. O evento contou também com a participação do presidente da Light, Jerson Kelman, além de engenheiros e técnicos especializados da concessionária.

continua após publicidade

As redes elétricas inteligentes, ou smart grid, serão uma realidade nas residências brasileiras, nos próximos anos. A nova tecnologia permitirá, além da melhoria na eficiência operacional, a redução das perdas comerciais e maior interação com o consumidor. A aplicação dessa nova tecnologia permitirá a manutenção e atendimento remotos, além de possibilitar ao cliente o acompanhamento dos níveis de qualidade da energia recebida.

continua após publicidade

O programa também amplia o número de canais de comunicação da concessionária com o consumidor, como a utilização de televisores, telefones celulares, aplicativos web e mostradores avançados, que farão com que o cliente acompanhe seu consumo através de interfaces amigáveis tais como gráficos e estimativas de consumo em reais. A Light realizará projetos piloto dentro de sua área de concessão, no Rio de Janeiro.

“Este é um projeto estratégico para o instituto e uma mudança de paradigma dentro da área de distribuição de energia elétrica no Brasil. Esta oportunidade nos permitirá qualificar nossa equipe de pesquisadores e técnicos para que possamos ser pioneiros no desenvolvimento desta tecnologia”, disse o diretor superintendente do Lactec, Newton Pohl Ribas.

continua após publicidade

O Projeto Smart Grids Light é subdividido em cinco etapas: desenvolvimento de plataforma de redes inteligentes, desenvolvimento de sistema de gestão em tempo real de rede de distribuição subterrânea, sistema de gestão de redes aéreas, sistema para gestão energética pelo lado da demanda, desenvolvimento de sistema inteligente de gestão de fontes renováveis. Todos os projetos são integrados dentro da plataforma e conceitos do programa Smart Grid.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Entretenimento

    Deixe seu comentário sobre: "Lactec assina contrato com a Light para desenvolver redes elétricas inteligentes"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!