Entretenimento

Fabricante do BlackBerry vai lançar tablet com flash em 2011

Da Redação ·
 "PlayBook" terá peso e tela menores que o iPad, e chega ao mercado em 2011.
fonte: Divulgação/RIM
"PlayBook" terá peso e tela menores que o iPad, e chega ao mercado em 2011.

A canadense Research in Motion, fabricante dos celulares BlackBerry, anunciou nesta segunda-feira (27) a criação do tablet touchscreen "PlayBook". Concorrente do iPad, ele terá como público-alvo o consumidor corporativo, apesar de inicialmente ser vendido apenas com sistema de conexão à internet via rede wi-fi. A RIM afirmou que, no futuro, criará modelos com conexão 3G e 4G, por rede de dados via celular.

continua após publicidade

O aparelho, compatível com Flash e menor que o iPad, deve chegar ao mercado americano no início de 2011. São 400 gramas, contra 680 do equipamento da Apple. O lançamento internacional foi prometido pela RIM para o 2º trimestre de 2011. O preço inicial não foi divulgado.

continua após publicidade

"É o primeiro tablet profissional do mundo", disse o Chief Executive Officer (CEO) da RIM, Micke Lazaridis, enquanto mostrava o aparelho em um evento realizado em São Francisco.A empresa publicou um vídeo de apresentação do novo tablet.

continua após publicidade

O "PlayBook" é mais um dos vários computadores tablet lançados para concorrer com o popular iPad, da Apple, e a primeira incursão da RIM fora do mercado de celulares. O "PlayBook" tem tela touchscreen de 7 polegas, menor que a do iPad, e roda o software Adobe Flash, que não funciona no aparelho da Apple.

"Você poderá ter toda a experiência da web", afirmou Lazaridis, enfatizando a integração do aparelho com o smartphone BlackBerry, o favorito entre os homens de negócios.

continua após publicidade

Os usuários do smartphone podem conectar seus aparelhos com o PlayBook usando uma conecção Bluetooth para usar emails, calendário, documentos e outros conteúdos.

continua após publicidade

O "PlayBook" é equipado com um processador de dois núcleos (dual-core) com velocidade de processamento de 1 GHz e 1 GB de memória RAM. Diferentemente do iPad, da Apple, o aparelho já chega com duas câmeras instaladas: uma frontal, de 3 MP, para chats em vídeo, e outra traseira, de 5 MP.

Apesar da tela não suportar a exibição de vídeos em Full HD (1080 linhas), a câmera é capaz de capturar em resolução máxima. Pela saída HDMI, presente no aparelho, é possível exibir as imagens em uma TV Full HD.