MAIS LIDAS
VER TODOS

Entretenimento

'Araguaia' estreia nesta segunda-feira; saiba quem é quem

O interior do Brasil é um cenário recorrente nas novelas das seis da Globo. E as belas paisagens naturais, as temáticas do campo e os costumes característicos funcionam como bom pano de fundo para ingênuas histórias de amor. Araguaia, novela de Walther

Da Redação

·
 Cleo Pires
Icone Camera Foto por Divulgação
Cleo Pires
Escrito por Da Redação
Publicado em 27.09.2010, 08:33:00 Editado em 27.04.2020, 20:56:59
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O interior do Brasil é um cenário recorrente nas novelas das seis da Globo. E as belas paisagens naturais, as temáticas do campo e os costumes característicos funcionam como bom pano de fundo para ingênuas histórias de amor. Araguaia, novela de Walther Negrão que estreia nesta segunda, dia 27, traz todos esses elementos de volta ao horário. Só que, dessa vez, a produção aposta na mistura de traços rurais e urbanos para levar ao ar uma trama mais moderna. Ambientado às margens do Rio Araguaia, em Goiás, o folhetim apresenta um interior desenvolvido, conectado tecnologicamente e impulsionado pelo ecoturismo, mas ainda ligado à cultura indígena e às lendas locais. "É uma região onde tradição e modernidade convivem de maneira surpreendente. Vamos retratar o Araguaia a partir dessa realidade de contrastes", teorizou o diretor Marcos Schechtman, que gosta de usar o neologismo "rurbano", criado pelo sociólogo Gilberto Freyre, para definir o local.

continua após publicidade

A trama conta a saga de Solano, personagem de Murilo Rosa, um corajoso domador de cavalos que se muda para o Araguaia decidido a desafiar uma maldição indígena que condena todos os homens de sua família a morrer à beira do rio. No local, ele se apaixona pela mimada Manuela, de Milena Toscano, filha de seu maior inimigo, o rico e desonesto fazendeiro Max, vivido por Lima Duarte. Lutando por melhores condições de vida para a população local, Solano lidera a construção de uma cidade cooperativista chamada Girassol. "Ele é um típico herói romântico, mas com uma dose de humor e ironia. Vive um amor de gato e rato com a Manuela, mas também se apaixona pela Estela", adiantou Murilo, referindo-se à personagem de Cléo Pires, que interpreta a viúva de Fernando, de Edson Celulari, pai de Solano que morre logo no início da história, vítima da maldição.

Para gravar os primeiros capítulos da novela, os atores passaram cerca de 40 dias no distrito goiano de Luis Alves, às margens do Rio Araguaia. E tiveram de encarar uma rotina intensa que começava às quatro da manhã e terminava às cinco da tarde, para que as gravações captassem o nascer e o pôr-do-sol. "Foi um esquema de guerrilha. Mas todo mundo estava empolgado, adorando fazer a novela. Foi um perrengue gostoso", recordou Cléo Pires, que já conhecia a região e virou uma espécie de guia para os colegas de elenco. As demais cenas são realizadas em uma cidade cenográfica de 21 mil metros quadrados construída no Projac, inspirada nas cores e formas do Centro-Oeste. "Iniciamos a pesquisa em março e viajamos a Goiás para conhecer a fundo a arquitetura, a fauna e a flora da região", contou a cenógrafa Juliana Carneiro.

continua após publicidade

Entre os destaques da cenografia está a fazenda do vilão Max, de Lima Duarte, que materializa o estilo rural e imponente do personagem, um homem rico com o garimpo de cristal na região, nos anos 60. Dono de muitas terras e de uma vasta criação de gado, ele vê seu império em risco com a chegada de Solano, que luta contra a tirania do fazendeiro. O mocinho é neto do único amor verdadeiro de Max, a falecida Antoninha, vivida por Regina Duarte. "O Max é um homem que se perdeu de amor e enlouqueceu. Isso norteia a vida dele desde a juventude", descreveu Lima Duarte. Para lutar contra Solano, Max conta com a ajuda de Vitor Vilar, um empresário ambicioso que é noivo de Manuela e parceiro nas armações do fazendeiro. "Eles vão se unir para tentar separar os dois. Mas a Manuela tem um temperamento muito forte e, apesar de ligada à família, não vai ser fácil de levar", analisou Milena Toscano.

Sem perder a piada
A faixa das 18h da Globo costuma ser ocupada por tramas leves. Para contrabalançar uma história que gira em torno de uma maldição e tem dois fortes vilões, Araguaia conta com um núcleo cômico circense, além de uma agitada operadora de turismo às margens do rio que traz mais vida à cidade. "Como temos a maldição na história, cuidei de aumentar a dose de humor, incluindo personagens leves e de bem com a vida. Gostaria que as pessoas viajassem com a novela", empolgou-se o autor Walther Negrão.

A promessa de boas risadas se concentra no Gran Tenório, um circo mambembe comandado pela vidente Terê, de Thaís Garayp. Em um carroção que serve de moradia, bilheteria, palco e escritório, o circo tem como grande estrela o sedutor Neca Tenório, personagem de Emílio Orciollo Netto, que acumula diversas funções, entre elas, a de malabarista, mágico e dançarino. "Ele é uma espécie de galã de padaria. Quer conquistar todas as meninas e se divertir", analisou Emílio.

continua após publicidade

Quem é quem em Araguaia

Estância de Antoninha
Antoninha (Regina Duarte) - Mãe de Fernando (Edson Celulari) e avó de Solano (Murilo Rosa). Dona de uma estância fundada por seus ancestrais na região do Araguaia. Entrega o filho ainda criança aos cuidados de uma amiga, para evitar que ele seja vítima da maldição que assombra sua família. Seu grande inimigo, Max (Lima Duarte), é apaixonado por ela. Ao ficar muito doente, recebe a visita inesperada do filho e do neto. Morre pouco depois de pedir que o filho deixe o Araguaia.

Fernando (Edson Celulari) - Homem aventureiro e elegante criado por uma amiga de sua mãe, Mariquita (Laura Cardoso). Impulsivo, sempre teve problemas com as finanças. É apaixonado pela esposa Estela (Cleo Pires). Conhece a mãe no Araguaia e descobre sobre a maldição de sua família.

continua após publicidade

Solano (Murilo Rosa) - Filho único de Fernando, é um domador de cavalos competente. Torna-se um líder contra as vilanias do criador de gado Max (Lima Duarte), o homem mais poderoso do Araguaia. Se apaixona pela filha dele, Manuela (Milena Toscano), e fica atraído pela envolvente madastra Estela (Cléo Pires), viúva de seu pai. Fica no Araguaia decidido a desafiar a maldição.

Estela (Cleo Pires) - Mulher inteligente e sedutora, se envolve com o enteado após a morte de Fernando, seu marido. Guarda segredos sobre sua origem indígena. Ajuda Solano na construção da cidade cooperativista Girassol e trabalha como professora do orfanato de Padre Emílio (Otávio Augusto).

continua após publicidade

Mariquita (Laura Cardoso) - Antiga empregada e grande amiga de Antoninha. Foi responsável pela criação de Fernando e Solano. Muito intuitiva, implica com Estela.

Padre Emílio (Otávio Augusto) - Padre sem batina que é conselheiro e confidente de Antoninha e, posteriormente, de Solano. Cria várias crianças órfãs em seu sítio.

Família de Max
Max (Lima Duarte) - Criador de gado rico e desonesto que faz de tudo para defender seus interesses. É apaixonado por Antoninha desde jovem, mas nunca foi correspondido. Mantém um casamento de aparências com Amélia (Júlia Lemmertz). É pai de Manuela (Milena Toscano) e Frederico (Raphael Viana).

continua após publicidade

Amélia (Júlia Lemmertz) - Mulher de Max, mãe de Frederico (Raphael Viana) e Manuela (Milena Toscano). É uma mãe dedicada e preocupada com os filhos, mas que vive um casamento de conveniência com Max, que lhe dá todas as regalias.

Manuela (Milena Toscano) - Menina mimada, estudou nos melhores colégios da capital e se formou em Veterinária. Nunca se envolveu com as questões da fazenda e acredita na honestidade do pai. Trabalha no frigorífico do noivo, Vitor Vilar (Thiago Fragoso), com quem mantém um namoro morno. Se apaixona à primeira vista por Solano.

Frederico (Raphael Viana) - Rapaz aventureiro e sedutor que comanda uma operadora de turismo e esportes radicais às margens do rio. Se apaixona por Janaína (Suzana Pires), viúva dona do armazém. Vive em conflitos com o pai por não concordar com a maioria das atitudes dele.

continua após publicidade

Vitor Vilar (Thiago Fragoso) - Noivo charmoso e cavalheiro de Manuela. Dono de um grande frigorífico, volta todas as suas atenções para os negócios e acaba não dando muita importância a outras questões. Se une a Max para evitar que impedir o relacionamento entre Milena e Solano.

Circo Gran Tenório
Terê Tenório (Thaís Garayp) - Dona do circo. Mãe superprotetora de Neca (Emílio Orciollo Netto), lê o destino nas cartas e nas linhas da mão. Vai para o Araguaia ao prever o trágico destino de Fernando.

continua após publicidade

Neca Tenório (Emílio Orciollo Netto) - Principal astro do Circo Gran Tenório, é sedutor e extrovertido. Está sempre em busca da atenção do público e, principalmente, das mulheres. Ficará encantado pela policial Sargento Mourão (Maria Joana Chiappetta).

René, o Palhaço Pimpinela (Nando Cunha) - Palhaço do circo, é o melhor amigo e confidente de Neca e Terê. Alegre e brincalhão em público, sofre sozinho com seu passado. Vai se envolver com Nancy (Mariana Rios).

Marreta (Christovam Netto) - Artista do Gran Tenório, tem uma força descomunal. Ajuda Max a destruir o circo.

O bar
Janaína (Suzana Pires) - Dona do bar local. Viúva atraente, chama a atenção dos homens, mas não consegue esquecer seu falecido marido. Se interessa por Frederico.

Nancy (Mariana Rios) - Irmã de Janaína, trabalha no bar, apesar de preguiçosa. Sonha em arrumar um marido rico. Torna-se amiga do palhaço Pimpinela, que desperta sentimentos diferentes nela.

As joias
Pérola (Tânia Alves) - Mãe de Safira (Cinara Leal), Ametista (Nanda Lisboa) e Esmeralda (Raquel Villar), as três "jóias do Araguaia". Cozinheira de mão cheia, faz quitutes para vender aos turistas da operadora de turismo.

Safira (Cinara Leal) - Filha mais velha de Pérola. Gosta de enfrentar os pais e acha que pode mandar nas irmãs. Trabalha como monitora da operadora de turismo.

Ametista (Nanda Lisboa) - Filha do meio de Pérola (Tânia Alves). Carinhosa e conciliadora, também é monitora da operadora de turismo.

Esmeralda (Raquel Villar) - A caçula da família. Vive brigando com a irmã mais velha e é uma espécie de líder das irmãs.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Entretenimento

    Deixe seu comentário sobre: "'Araguaia' estreia nesta segunda-feira; saiba quem é quem"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!