Entretenimento

Cientista encontra fóssil de margarida mais antigo do mundo

Da Redação ·
fonte: AFP

O fóssil de margarida mais antigo do mundo, que data de 47 milhões de anos, foi encontrado perto da cidade turística argentina de Bariloche.

A informação foi divulgada nesta sexta-feira (24) por Rodolfo Corsoloni, autor da descoberta e diretor do Museu do Lago Gutiérrez, 1.600 km ao sul de Buenos Aires.

- Esse exemplar da família das margaridas data de 47 milhões de anos, do período do Eoceno [entre 58 e 37 milhões de anos atrás]. Também foram encontrados grãos de pólen.

O fóssil foi achado em 2008 e, depois, foram realizadas pesquisas de laboratório que determinaram sua origem e antiguidade - atestadas por uma equipe de cientistas argentinos e suecos. Finalmente, houve a publicação das informações sobre o fóssil na mais recente edição da revista científica Science.

Corsolini disse que encontrou o exemplar na região do rio Pichi Leufú, nos arredores de Bariloche, enquanto acompanhava o filho, Julián, em uma missão de estudos de paleontologia.

A flor da família das margaridas, cujo nome científico é Asteraceae, é originária da região da Patagônia argentina e se espalhou pelo mundo, segundo indícios dos pesquisadores.