5 dicas para guardar dinheiro em 2018. Confira!  - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

Entretenimento

Ações simples para controlar as finanças neste ano
Foto por
Escrito por assessoria de imprensa
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

Já estamos quase em março, mas nunca é tarde para aprender a economizar, especialmente em tempos de economia instável. Na verdade, com os tradicionais gastos do início do ano ficando para trás, este é o momento certo de recuperar as finanças e guardar dinheiro - apenas 34% dos brasileiros têm esse hábito, segundo dados do SPC Brasil e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas. 

Pensando nisso, Raphael Swierczynski, CEO da Ciclic e especialista em planejamento financeiro, elaborou 5 dicas para fazer seu saldo bancário crescer. "É uma questão, principalmente, de hábito", diz Raphael.

Respeite o dinheiro
O primeiro passo para guardar dinheiro é respeitá-lo, ou seja, ter consciência de que, para a imensa maioria das pessoas, ele é conquistado à custa de muito esforço e estresse. Quem não respeita o dinheiro, compra além do necessário e minimiza a importância de notas menores ou moedas. Não se trata de ser materialista e tornar o dinheiro uma obsessão. Mas "cultivá-lo" com a devida atenção.

Aprenda a dizer não
É impossível economizar se a despesa é superior ao orçamento. Parece óbvio, mas não é o que acontece na prática, como comprovam os muitos brasileiros endividados. Por isso, é fundamental aprender a dizer não para os outros e para si mesmo. Eventuais empréstimos para familiares e amigos, presentes caros e itens supérfluos no supermercado podem parecer inofensivos, mas comprometem a saúde financeira.

Peça desconto
Conseguir desconto é mais fácil do que se imagina. Normalmente, para o comerciante, vender mais barato é melhor que não vender. Portanto, não tenha vergonha e negocie sempre que possível, mesmo que o valor em questão não seja alto. A expressão "de grão em grão a galinha enche o papo" não existe à toa. Um desconto aqui e outro ali fazem diferença a longo prazo.

Invista
Já que não gastar dinheiro é impossível, a melhor maneira de vê-lo crescer é fazendo investimentos. Existem opções que combinam boa rentabilidade e baixo risco, acessíveis mesmo para quem tem um orçamento modesto. É o caso da previdência privada, que não deve ser vista apenas sob à luz da aposentadoria. Seja qual for a escolha, o importante é investir com sabedoria. Pesquise na Internet, fale com o gerente de seu banco ou consulte um especialista.

Cuidado com o cartão de crédito 
O cartão de crédito é certamente o maior inimigo de quem quer guardar dinheiro. A tentação de usar o "plástico", a ser pago apenas no mês seguinte, é grande, mas deve ser controlada. Não se engane: a conta vai chegar e pode ser assustadora se não houver o mínimo de planejamento. Outros perigos do cartão de crédito são o parcelamento (que cria a falsa sensação de controle) e a possibilidade de pagar o valor mínimo da fatura (os juros vão multiplicar a dívida).

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Deixe seu comentário sobre: "5 dicas para guardar dinheiro em 2018. Confira! "

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Candidatos

Não encontramos candidatos com o filtro selecionado.