Entretenimento

Rio comemora o 'Dia sem Carro' proibindo estacionamento no Centro da cidade

Da Redação ·
 Renata em sua bicicleta: ela deixa a moto em casa para pedalar e dá o exemplo para Dia Mundial Sem Carro
fonte: Julio Monteiro/Agência BOM DIA
Renata em sua bicicleta: ela deixa a moto em casa para pedalar e dá o exemplo para Dia Mundial Sem Carro

Cariocas vão sentir uma pequena, mas confortável diferença no trânsito da cidade nesta quarta-feira(22). É o 'Dia Mundial sem Carro' comemorado no Rio.

continua após publicidade

O Dia Mundial Sem Carro, inicialmente idealizado na França, na década de 1990, conquistou a adesão de cidades em diferentes países, com o passar dos anos. O projeto tem como objetivo conscientizar e incentivar a população a diminuir a utilização do automóvel e, assim, amenizar a poluição, desafogar o trânsito e melhorar o bem-estar das pessoas.

As comemorações começaram no último domingo, quando, o Aterro do Flamengo, Zona Sul do Rio, recebeu milhares de ciclistas para pedalar em prol do movimento "Um Dia Sem Carro".

continua após publicidade

Nesta quarta-feira, várias ruas do Centro do Rio terão o estacionamento de veículos proibido. A relação é da Coordenadoria de Regulamentação e Infrações Viárias, da Secretaria Municipal de Transportes.

Os locais proibidos são: Praça Pio X, entre as ruas da Candelária e da Quitanda, lado ímpar; ruas da Alfândega, Buenos Aires, do Rosário, do Ouvidor, Sete de Setembro, entre a Avenida Rio Branco e a Rua Primeiro de Março; Rua da Assembleia, (entre as Avenidas Presidente Antônio Carlos e Rio Branco); Rua São José e Avenida Éramos Braga, entre as avenidas Presidente Antônio Carlos e Nilo Peçanha; avenidas Nilo Peçanha e Almirante Barroso, entre as avenidas Presidente Antônio Carlos e Rio Branco; Rua Antilófio de Carvalho, entre a Avenida Graça Aranha e Rua Debret; Rua Araújo Porto Alegre, entre as avenidas Rio Branco e Presidente Antônio Carlos; Rua Aderbal Madruga, entre a Rua da Imprensa e a Avenida Presidente Antônio Carlos; Avenida Presidente Antônio Carlos, entre as ruas Santa Luzia e da Assembleia; Rua Primeiro de Março, entre a Rua da Assembleia e a Avenida Presidente Vargas; Rua da Candelária, entre a Praça Pio X e a Rua Buenos Aires; Rua do Carmo entre as ruas do Ouvidor e São José; Rua Debret, entre a Avenida Nilo Peçanha e a Rua Araújo Porto Alegre; Rua da Imprensa, entre as ruas Araújo Porto Alegre e Santa Luzia; Rua da Quitanda, entre a Praça Pio X e a Avenida Nilo Peçanha; Avenida Graça Aranha, entre a Avenida Nilo Peçanha e a Rua Santa Luzia; Rua Rodrigo Silva, entre as ruas Sete de Setembro e São José; Rua México entre a Avenida Nilo Peçanha e a Rua Santa Luzia; Rua Pedro Lessa, entre a Avenida Graça Aranha e a Rua México – Praça dos Professores; Rua Heitor de Melo, entre a Rua México e a Avenida Rio Branco; Rua d’Ajuda, entre as avenidas Nilo Peçanha e Rio Branco; e Avenida Rio Branco, entre a Avenida Presidente Vargas e a Rua Santa Luzia.

Em Santa Cruz, na Zona Oeste, para o evento do Dia Mundial sem Carro, será proibido estacionamento, das 9h às 17h, em trechos da Rua Lopes de Moura, entre as ruas Dom Pedro I e Barão de Laguna; Rua Barão de Laguna, entre as ruas Lopes de Moura e Felipe Cardoso; e na baia de estacionamento na pista de serviço da Rua Felipe Cardoso, parte baixa junto à Praça Historiador Benedito de Freitas.