Alguns astronautas disseram ter perdido suas unhas em caminhadas espaciais porque as volumosas luvas que usavam cortavam a circulação e irritavam suas mãos.
Segundo Dava Newman, diretora do programa de tecnologia e política do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), nos Estados Unidos, alguns astronautas já arrancaram as unhas antes de entrar em órbita porque é melhor do que perdê-las por causa do atrito com as pesadas luvas espaciais. A informação foi revelada nesta quarta-feira (15) pelo site Popsci.
Dava, que estudou as lesões relacionadas ao espaço, disse que alguns astronautas contaram ter perdido suas unhas durante as caminhadas espaciais. O trauma das unhas e outras lesões nas mãos são a maior reclamação dos exploradores do espaço.
Agora, em um novo estudo, Dava diz que os astronautas com mãos grandes são os que mais sofrem. Segundo o site da National Geographic, luvas personalizadas podem ser a solução.
Em uma pesquisa recente sobre as lesões de astronautas, pelo menos 22 deles disseram ter perdido suas unhas, um fenômeno chamado descamação das unhas. Isso acontece por causa da pressão sobre as unhas, mas os pesquisadores explicam que o corte na circulação também pode ser uma das causas.
As luvas são projetadas para simular a pressão do ar na Terra, por isso são feitas de uma camada de borracha pressurizada, que é incorporada a uma espessa couraça à prova dos efeitos do espaço.
Para fazer as caminhadas espaciais, os astronautas precisam lutar constantemente contra essa luva volumosa e pressurizada para fazer seu trabalho. Essas constantes flexões causam escoriações, bolhas e, aparentemente, a perda das unhas.
A Nasa conhece o problema faz tempo. O novo estudo de Dava, que será publicado em outubro, diz que a largura das mãos dos astronautas é o maior problema.
Para os astronautas com mãos largas, as luvas são muito apertadas no lugar onde os dedos encontram a palma, o que pode cortar a circulação das pontas dos dedos, diz o estudo. A perda de circulação poderia explicar por que as unhas caem.
Uma luva personalizada ou um modelo com juntas robóticas poderá ser a melhor resposta para esses exploradores espaciais de mãos grandes.
Deixe seu comentário sobre: "Astronautas dizem que a pior parte de ir ao espaço é perder as unhas"