Saiba como deixar seu cão mais comportado - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

Entretenimento

É necessário ter paciência e disciplina para adestrar. Foto: Reprodução
Foto por
Escrito por redação
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

Ter um cão em casa é tudo de bom. Contudo, algumas pessoas acabam desistindo da ideia quando o animal não se comporta. Mas existem várias maneiras de adestramento, contudo, é necessário ter paciência e disciplina. 

O segredo está nos exercícios. É por meio deles que os pets associam o que é certo e o que é errado. Por exemplo, se o seu objetivo é ensinar o seu cachorro a não salte quando você chegar em casa, abaixe-se para dar um "oi" e agrade-o com um petisco quando o animal não pular. Nos primeiros dias, certamente ele continuará saltando. Repreenda-o e não o acaricie nessa hora. Repita o exercício todos os dias. Com o passar do tempo, pare de se abaixar. Quando o cão mantiver as quatro patas no chão, terá aprendido a lição. A mesma coisa pode ser feita para quando ele subir na cama, roer sapatos, dentre outros hábitos. 

O xixi é outro grande problema. Neste caso é preciso criar formas diferentes de dar bronca para que o cão faça as coisas certas também quando você não estiver. Se você quer ensiná-lo a não fazer xixi no tapete, esconda-se, encha uma bexiga e quando notar que o animal quer fazer xixi e já está cheirando o lugar, estoure a bexiga, sem que ele perceba que foi você. O cão vai tomar um susto e associar esse comportamento a um ato negativo. 

Outro ponto importante para que ter um animal obediente é mostrar quem manda na casa. O poder de liderança evita também que o pet ataque outros cães e ou fique eufórico ao vê-los. Por isso, é importante acostumá-lo desde filhote a ter contato com outros cachorros e experiências variadas. Leve-o para brincar em parques ou na casa de algum conhecido que tenha animais. Se ele já é adulto, faça a primeira aproximação com a coleira e não tolere comportamentos agressivos. Fale duro e puxe a guia. Se a confraternização canina deu certo e seu cão se comportou, agrade-o com petiscos e elogios. Assim, ele associa a convivência com algo positivo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Deixe seu comentário sobre: "Saiba como deixar seu cão mais comportado"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Candidatos

Não encontramos candidatos com o filtro selecionado.