Mais lidas

    Entretenimento

    Entretenimento

    Artista plástico apucaranense cria cogumelos de cerâmica 

    Rafael Trevisan cria cogumelos de cerâmica
    Foto por Reprodução
    Escrito por Fernanda Neme
    Publicado em 14.10.2017, 09:10:00 Editado em 14.10.2017, 11:46:10
    Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

    Ao criar cogumelos de cerâmica, o artista plástico apucaranense Rafael Trevisan, 24 anos, encontrou uma forma de expressar sua arte. O projeto “Proliferar” surgiu em 2014 quando o professor de Artes ainda estudava Artes Visuais, na Universidade Estadual de Londrina (UEL). O professor de Artes e ceramista conta que foram centenas de cogumelos produzidos manualmente e organizados em instalações e intervenções artísticas, experimentadas em diversos espaços, como galeria de arte, aquários, jardins gramados, campos de terra, pequenas hortas, vasos de plantas, em uma caixa d’água abandonada e nas árvores do Parque Jaboti, em Apucarana. “Os cogumelos me ajudam a fazer com que o expectador olhe ao seu redor”. Para o artista plástico, ele utiliza os cogumelos por representarem seres que reproduzem rapidamente, ocupam muitas vezes espaços em que não foram convidados e despertam um universo místico e mítico. “Enquanto o expectador percorre o caminho dos cogumelos ele amplia o seu olhar sobre os espaços que estamos habitando e a necessidade de ocupá-los”. O projeto de Rafael ocupará em outubro, a convite da curadoria, o Centro Cultura da Universidade de São João del-Rei, onde Rafael vive e estuda atualmente, quando os cogumelos que percorrem as paredes irão se proliferar pela Galeria Escada.

    Artista plástico apucaranense cria cogumelos de cerâmica 
    Foto por Reprodução

    Trajetória 

    Rafael viveu em Apucarana até 2015, quando morou no Núcleo João Paulo com os pais, o militar aposentado José Trevisan e a dona de casa Mércia Moraes Trevisan. Atualmente, o artista está encerrando o bacharelado em Cerâmica pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), em Minas Gerais, o único curso superior do país nesta área.

    O apucaranense também faz parte de uma sociedade com outros ceramistas, que trabalham com um ateliê de cerâmica, onde desenvolvem projetos de peças utilitárias e decorativas para o comercio da região de São João del-Rei.



    Gostou desta matéria? Compartilhe!

    Mais matérias de Entretenimento

    Deixe seu comentário sobre: "Artista plástico apucaranense cria cogumelos de cerâmica "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.