Entretenimento

Programa transforma celular inteligente em supercomputador

Da Redação ·
 Cálculo do fluxo de fluidos em supercomputador leva 30 horas e no smartphone, só 30 segundos
fonte: Reprodução
Cálculo do fluxo de fluidos em supercomputador leva 30 horas e no smartphone, só 30 segundos

Pesquisadores do departamento de engenharia mecânica do MIT (Massachusetts Institute of Technology) criaram um software que realiza simulações em um simples smartphone (telefone inteligente). Muitas disciplinas de engenharia precisam dos supercomputadores para simular fenômenos físicos complexos, como rachaduras em obras ou o fluxo de fluidos em canais irregulares.

continua após publicidade

Em vez de calcular o fluxo de fluidos (líquidos) em torno de um obstáculo a partir do tamanho dele, o software pode calcular o tamanho do obstáculo a partir das medidas do fluxo do fluido no final de um tubo.Enquanto no supercomputador isso levaria 30 horas no smartphone não toma mais do que 30 segundos.

continua após publicidade

Embora a versão atual tenha sido para criada para demonstração, o projeto pode ser útil para engenheiros realizarem cálculos complexos e para controlar sistemas de veículos e de robôs.

continua após publicidade

O software, que pode ser baixado para o sistema Android, do Google, vem com modelos pré-carregados para nove problemas, incluindo a propagação de calor em objetos de diferentes formas, o fluxo de fluidos em torno de um obstáculo esférico e os efeitos de forças aplicadas a uma coluna rachada.

À medida que os pesquisadores desenvolvem modelos para novos tipos de problemas eles os colocam em um servidor, de onde podem ser baixados.

continua após publicidade

Embora os modelos sejam pequenos, criá-los é um processo complicado que exige um supercomputador. Assim que os pesquisadores identificam um problema, eles usam o supercomputador para resolvê-lo para 10 a 50 diferentes grupos de valores.

continua após publicidade

Esses valores são escolhidos com cuidado para traçar o maior número de soluções possíveis para o problema. O modelo baixado para o smartphone encontra uma solução aproximada para um novo grupo de parâmetros tendo como referência as soluções pré-computadas.

O aplicativo também calcula limites de erro. Para cada solução aproximada de um problema, o software também exibe a margem de erro. O usuário pode mudar a velocidade de computação para uma maior margem de erro, mas geralmente o aplicativo obtém o erro abaixo de 1% em menos de um segundo.

Embora o software seja capaz de calcular o comportamento de um sistema físico ele é mais útil quando faz o contrário: calcular os parâmetros de um sistema físico a partir de seu comportamento.