Entretenimento

Anatel dá sinal verde para venda do iPad no Brasil

Da Redação ·
 Anatel homologou a versão 3G do iPad
fonte: Getty Images
Anatel homologou a versão 3G do iPad

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) homologou o iPad 3G e liberou a venda do produto no Brasil. Apesar disso, de acordo com a Apple, ainda não há data exata para o lançamento do produto no país.

continua após publicidade

Durante o processo de homologação é verificado se o celular atende às especificações em quesitos como emissão de radiação, proteção acústica e elétrica e segurança das baterias e também se o aparelho funciona nas redes brasileiras. Na semana passada, a agência havia dado o sinal verde para a comercialização do iPhone 4, a mais recente versão do smartphone da Apple, no Brasil.

continua após publicidade

Em julho, a Claro disse que vai lançar o iPad nos últimos três meses do ano. Nos outros países em que o produto já está no mercado, a Apple vende o produto diretamente, por meio de suas lojas, ou de revendas autorizadas.

continua após publicidade

Com tela sensível ao toque (assim como o iPhone), o iPad tem o objetivo de facilitar a visualização e edição de imagens, textos, planilhas e apresentações ou a leitura de jornais, por exemplo. Também permite ver filmes, TV e aproveitar milhares de jogos.

Os usuários do iPad podem ainda desenhar com a ponta dos dedos diretamente na tela e baixar cerca de 150 mil aplicativos, entre eles vários já criados para o iPhone e outros desenvolvidos exclusivamente para o novo equipamento.

continua após publicidade

Entre os pontos fracos está a falta de entrada USB, que permite a conexão rápida com outros aparelhos ou pendrive. O iPad não tem câmera e não consegue carregar sites animados que usam o formato Flash.