Entretenimento

Sismo no Chile alterou o eixo da Terra e encurtou os dias

Da Redação ·
Os dias podem crescer 0,06 microsegundos.
fonte: iOnline
Os dias podem crescer 0,06 microsegundos.
O sismo de magnitude 8.8 na escala de Ritcher que atingiu o Chile no último sábado reduziu ligeiramente a duração do dia e provocou alterações no eixo da terra.
“O dia terá ficado mais curto em 1,26 microsegundos”, esclarece Richard Gross, cientista da NASA, acrescentando que terramoto deslocou o eixo terrestre em cerca de oito centímetros. Não é a primeira vez que se detectam alterações semelhantes depois de m terramoto. O dia reduziu-se em 6,8 microsegundos nos finais de 2004 depois do sismo de magnitude 9.1 registado perto de Sumatra, que provocou o maior tsunami da história.
Um forte sismo provoca uma alteração na distribuição da massa do planeta. Quando este fenómeno acontece, há um impacto directo na velocidade da rotação da Terra. Como o planeta passa a dar uma volta sobre si mesmo de uma forma mais ráspido, também o movimento de rotação acaba por ficar mais rápido.
O contrário também pode acontecer. Tendo em conta estimativas científicas, caso a reserva da barragem das Três Gargantas, na China, estiver cheia, juntando 40 quilómetros cúbicos de água, os dias podem crescer 0,06 microsegundos.  


 

continua após publicidade