Entretenimento

Foguete amador pode levar humanos ao espaço

Da Redação ·
 O HEAT, visto de baixo; foguete tem nove metros de altura e usa oxigênio líquido como combustível
fonte: Reprodução
O HEAT, visto de baixo; foguete tem nove metros de altura e usa oxigênio líquido como combustível

Dois inventores dinamarqueses, Kristian Von Bengston e Peter Madsen, pretendem lançar o primeiro foguete construído por amadores a levar seres humanos ao espaço. Criado pela empresa Suborbitals, o foguete deverá ser lançado na semana que vem (30 de agosto) de um submarino, no mar Báltico.

continua após publicidade

Se a experiência der certo, Madsen espera estar dentro da cápsula para um único passageiro, chamada Tycho Brahe, para um voo pilotado, revelou o jornal Daily mail nesta segunda-feira (23).

continua após publicidade

A equipe vem construindo o foguete desde 2004 sem nenhum financiamento público. A Suborbitals é uma organização sem lucros, que vive só de patrocínio, de doações e de voluntários. A Dinamarca poderá se tornar a quarta nação do mundo a enviar uma pessoa ao espaço.

continua após publicidade

Apelidado de HEAT, sigla em inglês para Transportador Exo Atmosférico Híbrido, o foguete tem nove metros de altura e usa oxigênio líquido como combustível.

A espaçonave está montada sobre um submarino até o lançamento na semana que vem. O impulsionador do foguete irá queimar por 60 segundos, fornecendo 40k N de empuxo, força tolerável para que seres humanos possam viajar na posição vertical do módulo.

continua após publicidade

Antes que a espaçonave atinja a gravidade zero, o impulsionador será descartado. Depois, ele será desacelerado por meio de um paraquedas auxiliar, seguido por três paraquedas principais. Finalmente, a nave irá aterrissar na água.