Entretenimento

Lentidão na venda de TVs 3D atrapalha avanço de games

Da Redação ·

Os fabricantes de games adotaram a revolução das imagens 3D, acompanhando uma tendência crescente nos estúdios de Hollywood, para o desenvolvimento de uma nova geração de produtos, uma estratégia considerada arriscada, uma vez que poucas casas estão equipadas com a nova tecnologia.

continua após publicidade


Na feira Gamescom, a mais importante da Europa dedicada a jogos interativos e de entretenimento, que acontece na cidade de Colônia (oeste da Alemanha), líderes do mercado mostraram como a animação em 3D pode ser usada nos games.

continua após publicidade

A gigante japonesa Sony, por exemplo, apresentou um game que simula dirigir um veículo de rally em um cenário tridimensional e um outro em que o jogador tem a sensação de que a bola de tênis virtual se aproxima dele. Kazuo Hirai, chefe da divisão de entretenimento da Sony, diz que os desafios dos games 3D ainda são grandes.

continua após publicidade

– A quantidade de aparelhos com suporte a esse tecnologia precisa aumentar. Para isso, temos que desenvolver videogames, programas de televisão em 3D, filmes em 3D na versão blue-ray.

continua após publicidade

A Sony espera que 10% das vendas de televisores neste ano sejam de aparelhos compatíveis para a animação tridimensional. Segundo Hirai, os videogames são mais fáceis de desenvolver em três dimensões do que os filmes, uma vez que tudo é feito em computador.

continua após publicidade

Mas nem todos as empresas têm o mesmo entusiasmo da Sony por causa do custo das TVs desse tipo e da necessidade de óculos especiais. A japonesa Nintendo optou por desenvolver sua própria tecnologia e está construindo uma nova interface portátil própria, a 3DS, capaz de reproduzir imagens tridimensionais sem o suporte dos óculos.

continua após publicidade

No entanto, os jogos em 3D têm um custo 20% superior aos tradicionais, diz Olivier Wolf, vice-presidente da divisão de games e entretenimento dos estúdios. Segundo ele, a prioridade é o desenvolvimento de jogos de corridas e de lutas, nos quais as imagens são mais impressionantes.


Copyright AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados