MAIS LIDAS
VER TODOS

Entretenimento

Cientistas criam sensor que alerta sobre doenças

Pesquisadores da Universidade de Tufts, nos Estados Unidos, criaram uma antena a partir de seda líquida e de microfios ouro capaz de detectar detectar proteínas e substâncias químicas no corpo e alertar o médico sobre sinais de doença por meio de uma t

Da Redação

·
 Biosensor será capaz de alertar médico sobre sinais de doença por meio de transmissão sem fio
Icone Camera Foto por Divulgação
Biosensor será capaz de alertar médico sobre sinais de doença por meio de transmissão sem fio
Escrito por Da Redação
Publicado em 19.08.2010, 10:12:00 Editado em 27.04.2020, 20:58:22
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Pesquisadores da Universidade de Tufts, nos Estados Unidos, criaram uma antena a partir de seda líquida e de microfios ouro capaz de detectar detectar proteínas e substâncias químicas no corpo e alertar o médico sobre sinais de doença por meio de uma transmissão sem fio.

continua após publicidade

Segundo os cientistas, o implante poderá, por exemplo, monitorar níveis de glicose de pacientes de diabetes, evitando que eles tenham de fazer a medição diariamente.

continua após publicidade

Segundo Fiorenzo Omenetto, professor de engenharia biomédica da universidade, a seda é uma substância perfeita para implantes médicos porque é biocompatível, delicada e maleável e mais forte do que o kevlar, material usado em coletes à prova de balas.

continua após publicidade

Ao ser implantada no corpo, a seda se adapta à superfície de qualquer tipo de tecido e fica no lugar por um longo período de tempo sem causar efeitos colaterais.

A equipe de Omenetto moldou seda em pequenos chips e em malhas flexíveis, unindo o material a transistores para rastrear moléculas e com eletrodos para monitorar a atividade do cérebro.

continua após publicidade

Agora, os pesquisadores estão explorando a combinação de seda com metamateriais – como ouro, cobre e prata manipulada em micro e nano escala – para que tenham características eletromagnéticas que não são encontradas na natureza.

Proteínas, enzimas e substâncias químicas no corpo vibram em frequências de terahertz. A antena feita de seda poderá pegar esses sinais e enviar um relatório sobre os níveis químicos e monitorar doenças direto para um computador, em o uso de fios.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Entretenimento

    Deixe seu comentário sobre: "Cientistas criam sensor que alerta sobre doenças"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!