Entretenimento

Encontro de grafiteiros colore os muros do Colégio Santos Dumont

.

Projeto socioeducativo, que visa tornar a cultura acessível para a comunidade. Foto: Sérgio Rodrigo
Projeto socioeducativo, que visa tornar a cultura acessível para a comunidade. Foto: Sérgio Rodrigo

Trinta e dois artistas de todo o Brasil participaram neste domingo do “Wall of Street - Encontro Nacional de Grafite”, no Colégio Alberto Santos Dumont. A atividade faz parte do programa “Mais Educação”, do Governo Federal, e vai desenhar e colorir cerca de 150 metros do muro lateral do colégio.

O organizador do evento, o grafiteiro apucaranense Márcio Zion trabalha há três anos com grafite e criou um projeto socioeducativo, que visa tornar a cultura acessível para a comunidade. “Sempre morei em periferia e vejo que essa região é extremamente carente de cultura. Tem meninos que se envolvem com crime por passar por momentos ociosos. O grafite é uma forma de ocupar esses jovens”, acrescenta.

Para o evento, Zioncomenta que foram compradas 300 latas de spray de várias cores e foram distribuídas entre os artistas de Santa Catarina, Rio de Janeiro, Amazonas e São Paulo. “Todos os grafiteiros vieram na amizade mesmo, sem cobrar nada. Contamos com o patrocínio de empresas de Apucarana e região. Sem elas não teríamos condições de bancas um evento como esse”, ressalta.

Entre os artistas convidados, está o grafiteiro carioca Leandro Raios, que viaja por todo o país e comemora a participação no evento em Apucarana. Ele soube do encontro através de amigos grafiteiros que também prestigiam o evento. “Já vim no ano passado, quando pintamos o muro do Colégio Nilo Cairo. É muito bom poder voltar. As pessoas daqui são receptivas”, comemora.

Para a diretora auxiliar do Colégio Alberto Santos Dumont, Iolanda Cirino de Jesus Sanchez, o evento é uma forma de fazer com que os alunos vivenciem a prática do grafite, tornando a arte mais acessível. “Os estudantes tiveram aulas e curso sobre essa arte durante todo o ano.É uma oportunidade de os alunos participarem de um evento como esse, cheio de artistas renomados”, explica.