Entretenimento

Serviços gratuitos permitem editar vídeos

Da Redação ·
 O Jaycut, bastante completo e gratuito se destaca por fazer uma mixagem com vídeo, fotos, trilha sonora e efeitos
fonte: Reprodução
O Jaycut, bastante completo e gratuito se destaca por fazer uma mixagem com vídeo, fotos, trilha sonora e efeitos

A edição de vídeos por meio de programas gratuitos ou pagos pode, muitas vezes, tornar a tarefa demorada cheia de complicações quando se quer apenas selecionar uma cena bacana de um filme gravado com a câmera digital ou um momento marcante de um vídeo do YouTube.

continua após publicidade

Para simplificar a edição de vídeos, alguns serviços funcionam totalmente online, sem precisar baixar nada –, ou seja, sem deixar o computador mais lento dependendo do tamanho do programa. Por serem gratuitos, os recursos são limitados, mas podem ser úteis em cortes rápidos. Todos funcionam em inglês, porém até quem não entende muito bem o idioma consegue "brincar" com os vídeos.

continua após publicidade

O Pixorial, por exemplo, permite adicionar transições de uma cena pra outra, mudar o formato do arquivo e com poucos cliques, compartilhar o resultado final da edição na rede social Facebook. São aceitos vídeos com tamanho de até 10 gigabytes.

continua após publicidade

O cadastro exige apenas um e-mail e senha (password). Primeiro, a pessoa que vai editar o vídeo preenche o formulário com e-mail, senha, confirma a senha e o campo "promotional code" fica em branco. Para avançar, clique em "Sign Up" e o cadastro será efetivado.

Todas as edições feitas pelo usuário ficam organizadas em uma pasta.

continua após publicidade

O Jaycut é mais completo e se destaca por fazer uma mixagem com vídeo, fotos, trilha sonora e efeitos. Depois de clicar em “Upload” e subir um ou vários arquivos, o usuário visualiza uma página intuitiva para editar as cenas e mexer no áudio.

continua após publicidade

Os complementos são adicionados quando se clima em “Mix It”. Transições e oito tipos de efeitos são dispostos em abas. Não é preciso ter experiência em edição para adicionar esses recursos porque só é preciso arrastar cada item até a linha do tempo onde é mostrado o arquivo prestes a ser finalizado.

continua após publicidade

A interação com outros usuário é uma marca do Jaycut. O serviço possibilita o compartilhamento dos arquivos entre grupos de amigos ou o download direto pra o computador.

Para quem adora o YouTube, existem duas boas maneiras de editar os vídeos do site. A primeira opção é o TubeChop. Um site onde o internauta escolher um vídeo do YouTube qualquer, copia o endereço e cola no TubeChop. O site carrega o vídeo e depois basta escolher o início e fim do corte. Pronto, um novo link é gerado e o novo endereço pode ser distribuído aos amigos ou embedado em um post de blog, por exemplo. Na nova versão, aparece exatamente o trecho selecionado.

Existe um editor oficial do YouTube, tão simples quanto o TubeChop, mas precisa para acessá-lo é necessário entrar no editor com um e-mail do Gmail ou nome de usuário e senha de cadastro no YouTube. Nesse caso, as edições ficam salvas na lista de vídeos do usuário.