Entretenimento

Beatles comemoram 50 anos nesta terça-feira (17)

Da Redação ·
 Os Beatles em Hamburgo, com sua primeira formação
fonte: Divulgação
Os Beatles em Hamburgo, com sua primeira formação

Os Beatles completam 50 anos nesta terça-feira (17). A celebração tem uma explicação: nesse dia, em 1960, o grupo fez seu primeiro show com este nome, em um obscuro clube em Hamburgo, na Alemanha, o Indra.

continua após publicidade

Na verdade, a semente do que veio a se tornar a maior banda de rock de todos os tempos já existia desde 1957, quando Paul McCartney foi convidado a entrar em uma pequena banda de Liverpool, a The Quarrymen.

Lennon e McCartney tocavam guitarras. O segundo, por sua vez, trouxe um amigo mais novo e também guitarrista, George Harrison, que entrou para o time algum tempo depois. O baixista veio na mesma base: Stu Sutcliffe, colega de Lennon. Os bateristas variavam de show para show.

continua após publicidade

A banda foi nomeada por causa do colégio onde Lennon estudava e a iniciou, a Quarry Bank High School. Em 1960, quando a escola já havia virado passado, surgiu a ideia de partir para um novo nome. Beatles acabou vencendo, depois de algum tempo, sendo a mistura de beetles (besouros) com beat music (música com batida, dançante).

O show também teve outro momento histórico: a entrada de um baterista fixo na banda. No dia 12 de agosto, Pete Best assumiu a vaga, após ter tocado informalmente com John, Paul, George e Stu no clube de sua mãe, o Casbah.

Esse show em Hamburgo deu início a várias semanas de trabalho para a banda, que cresceu muito e se tornou bastante respeitada naquela cidade portuária e barra pesada, na qual discussões e brigas violentas nas plateias eram fatos corriqueiros.