Entretenimento

Astronauta comemora aniversário limpando ISS

Da Redação ·
 Astronauta realiza manutenção na Estação Espacial Internacional
fonte: Nasa / AFP
Astronauta realiza manutenção na Estação Espacial Internacional

A astronauta americana Tracy Caldwell Dyson comemora hoje seu aniversário de 41 anos limpando a ISS (Estação Espacial Internacional). Enquanto isso, parte da tripulação mostrará, por meio de uma transmissão virtual, o treinamento de rotina que realizam.

continua após publicidade

De acordo com a agência russa Itar-Tass, a cosmonauta dedicará parte do dia às tarefas de limpeza da base orbital com os colegas americanos Shannon Walker e Wheelock Douglas, e os russos Aleksandr Skvortsov, Mikhail Kornienko e Fyodor Yurchikhin.

continua após publicidade

- Normalmente, a limpeza da ISS exige dedicação de dois ou três dias, mas hoje, com a colaboração de todos os tripulantes, a estação estará limpa em duas horas e meia, informou o Centro de Controle de Voos Espaciais (CCVE).

continua após publicidade

Na quarta-feira (11), os astronautas da ISS retiraram uma peça defeituosa do sistema de refrigeração do complexo, que apresentava problemas há duas semanas. A caminhada espacial, feita por Wheelock e Caldwell, durou depois de 7 horas e 26 minutos. Os dois já haviam tentado realizar sem sucesso a operação no sábado (7), na saída mais longa da história da ISS, oito horas.

"Copyright Efe - Todos os direitos de reprodução e representação são reservados para a Agência Efe."