Baby traz inúmeros benefícios para mães e bebês  - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

Entretenimento

Baby traz inúmeros benefícios para mães e bebês 

Uma nova versão da prática milenar yoga está. Foto: Arte Tribuna
Foto por
Escrito por Fernanda Neme
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

Uma nova versão da prática milenar yoga está ganhando cada vez mais adeptos: baby yoga. As aulas são realizadas pelas mamães acompanhadas dos bebês. Mas não se assuste, eles não fazem os ássanas, apenas ajudam as progenitoras na realização das posturas.  A professora de yoga Priscila Nery, de Apucarana, nos ajuda a entender um pouco mais sobre as aulas. Ela explica que a mãe já pode começar a praticar com o seu bebê após o término do sangramento pós-parto e alta do médico, ou seja, por volta de 40 a 50 dias após o nascimento do bebê. 

Porém, é necessário cautela, ainda com algumas posturas, pois, o corpo ainda está em recuperação e para desta forma não haja lesões ou risco de aeroembolismo. “Se para a mamãe este é o tempo recomendado para iniciar a prática de yoga, para o bebê a idade ideal é a partir dos 2 meses de idade”, sublinha.  

Normalmente, no terceiro mês o bebê começa a ficar um pouco firme o que acaba deixando a mamãe mais segura e também nesta fase ela se encontra mais disposta e recuperada em relação ao parto. 

“Isso, é claro, se a mamãe se sentir segura e confortável para realizar a prática junto do seu bebê”, ressalta.  Durante toda a aula de yoga, Priscila diz que a mamãe e o bebê ficam em contato e interagem um com o outro. 

“O toque é muito presente, o bebê é estimulado pela mamãe o tempo todo, mesmo nas posturas em que fica deitado a frente da mamãe ou engatinhando, já que ela brinca, estimula seus movimentos, o massageia, o acolhe e o acarinha”, enfatiza.  Além disso, Priscila acredita que o yoga para mamães e bebês é uma forma também da mamãe voltar à suas atividades físicas e boa forma junto do bebê. 

“É uma verdadeira terapia para os dois”, reforça.  A professora ressalta a importância de que o bebê se sinta relaxado e que a prática o deixe feliz. Por isso, a mamãe deve estar atenta para sentir se o bebê está gostando dos movimentos e ações. “Como estamos falando de bebês, muitas vezes a mãe terá que amamentar durante a prática. Além disso, pode ser que o bebê comece a chorar. Tudo isso é normal e o tempo do bebê deve ser respeitado”, explica. O tempo médico de prática, de acordo com Priscila, vai depender do professor, mas normalmente dura de 30 minutos a uma hora.  

Benefícios para o bebê
*Ajuda na eliminação de gases e melhora/prevenção de cólicas (frequentes em bebês); *Estimula o sistema nervoso e digestivo do bebê; *Proporciona relaxamento e melhora no sono; *Auxilia na recuperação de possíveis traumas durante o parto; 
*Desenvolve a autoestima e autoconfiança; 
*Estimula a flexibilidade natural; 
*Possibilita a socialização do bebê e sua interação com outros bebês;  *Aprofundamento do vínculo mamãe e bebê. 

Benefícios para a mamãe:
*Reabilitação do corpo e recuperação da boa forma pós-parto;
*Fortalecimento de peito, braços, musculatura das costas e do abdômen, assoalho pélvico e pernas; 
*Importantíssimo na recuperação do corpo que sofreu tantas transformações e necessita adaptar-se a outras tarefas diárias;
*Também desenvolve o equilíbrio, o qual a mamãe irá precisar bastante para carregar seu bebê; *Auxilia e previne a depressão pós-parto;
*Promove relaxamento e liberação de tensões auxiliando na melhora de dores nos braços, costas e pescoço devido a amamentação e ao esforço de segurar o bebê;
*Reduz a ansiedade e o estresse proporcionando bem-estar; *Promove maior resistência e realinhamento postural;
*Ajuda no equilíbrio hormonal e mental; *Proporciona o contato com outras mamães e o compartilhamento de vivências;  *Aprofundamento do vínculo mamãe e bebê.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Deixe seu comentário sobre: "Baby traz inúmeros benefícios para mães e bebês "

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Candidatos

Não encontramos candidatos com o filtro selecionado.