Entretenimento

Cientistas criam olho robótico que imita visão de inseto

Da Redação ·
 Olho robótico ajudará na criação de robôs móveis e de pequenos veículos voadores
fonte: Getty Images
Olho robótico ajudará na criação de robôs móveis e de pequenos veículos voadores

Apesar de seus cérebros pequenos, as abelhas têm uma incrível capacidade de navegação baseada em sua visão.

continua após publicidade

A partir dessa habilidade, cientistas alemães recriaram um sistema de imagens de baixo peso que imita o campo de visão das abelhas, o que poderia mudar a forma de construir robôs móveis e pequenos veículos voadores.

continua após publicidade

Ao combinar uma superfície reflexiva curva construída em um vidro de acrílico com lentes que cobrem o campo frontal, a câmera do olho da abelha permitiu aos cientistas obter imagens únicas que mostram o mundo do ponto de vista de um inseto.

continua após publicidade

Usando uma câmera, pesquisadores do Centro de Excelência em Tecnologias de Interação Cognitiva da Universidade de Bielefeld, na Alemanha, construíram um olho artificial de uma abelha para entender como funciona o complexo sistema de localização e processamento dos insetos, além de suas capacidades de navegação.

O olho artificial consiste de uma combinação de lentes de espelho de baixo peso com uma câmera de vídeo USB, cujo objetivo é obter um campo de visão parecido ao de uma abelha.

continua após publicidade

No futuro, os pesquisadores querem usar o sistema para simular perfeitamente a visão colorida de uma abelha, que é importante para que o inseto consiga reconhecer flores, além das visões de discriminação e polarização, que ela usa para se orientar. Os cientistas também esperam incorporar modelos das etapas posteriores de processamento neural das abelhas.

Os cientistas estão confiantes de que, “apesar de das limitações de resolução das imagens, poderão usá-lo em robôs móveis inspirados nas estratégias de navegação das abelhas”.