Entretenimento

Gigantes da telefonia sofrem para concorrer com o iPhone

Da Redação ·
 Celulares inteligentes como o iPhone respondem por 20% do mercado geral de celulares
fonte: Reuters
Celulares inteligentes como o iPhone respondem por 20% do mercado geral de celulares

Destronar o iPhone (Apple) pode ser tarefa difícil demais para alguns dos líderes do setor de telefonia celular, entre os quais a LG Electronics, que estão batalhando por recuperar terreno perdido nesse segmento. Nokia, Samsung e LG controlam 70% do mercado total, mas a dificuldade das empresas em deter o avanço acelerado da Apple prejudicou seus resultados e agora desperta questões sobre as vantagens para as três de seguirem na disputa.

continua após publicidade

A Apple, que ingressou no mercado de telefonia móvel apenas três anos atrás, produz um iPhone para cada 13 celulares vendidos pela Nokia, mas lucra mais com o produto, mesmo vendendo menos aparelhos. Depois dos problemas sofridos por concorrentes menores, como Motorola e Sony Ericsson, a divisão de celulares da LG registrou prejuízo recorde no segundo trimestre.

continua após publicidade

Além disso, o valor da marca da Nokia, um dos principais ativos da companhia, caiu 58% no ano passado, de acordo com estudo mundial conduzido pelo grupo de pesquisa de mercado Millward Brown. E isso pode ser apenas o começo, diz Greg Noh, analista da HMC Securities.

continua após publicidade

– Nenhuma delas sairá rapidamente desses problemas. E eles podem até piorar antes que melhorem, dentro de um ano ou dois. Enquanto as empresas não conseguirem se diferenciar, a disputa será entre a Apple e as outras, e elas enfrentarão novos momentos difíceis, porque a concorrência só vai se acirrar, com novos fabricantes chegando ao mercado.

Os celulares inteligentes respondem por 20% do mercado geral de celulares, mas o crescimento de 56% registrado pelo segmento supera de longe a alta do mercado como um todo (10%), de acordo com o Goldman Sachs. Esse é um dos principais motivos para que grandes empresas de diversos outros setores estejam sendo atraídas para esse mercado.

continua após publicidade

No mês passado, a Hewlett-Packard concluiu aquisição da Palm, enquanto muitos outros fabricantes de computadores, a exemplo da Acer, estão tentando conquistar uma fatia do mercado de celulares inteligentes.

Copyright Thomson Reuters 2009