Mais lidas

    Entretenimento

    Entretenimento

    Manifestantes seguem ocupando sede do MinC em Salvador nesta quarta

    Escrito por Folha Press
    Publicado em 18.05.2016, 14:59:32 Editado em 27.04.2020, 19:50:25
    Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

    JOÃO PEDRO PITOMBO
    SALVADOR, BA (FOLHAPRESS) - Em Salvador, um grupo de artistas, estudantes e membros de coletivos culturais ocupa desde às 11h a sede da Fundação Palmares, no Pelourinho, onde funciona a representação regional do Ministério da Cultura.
    Em carta aberta à sociedade, os manifestantes dizem que a ocupação visa demonstrar uma "insatisfação generalizada" com o governo do presidente interino e afirmam que não veem legitimidade na posse de Temer, nem na extinção e fusão de ministérios.
    "As primeiras falas, as primeiras ações, a estética e as primeiras posturas deste governo apontam na direção do retrocesso, do autoritarismo, da austeridade, da violência institucional e desrespeito às conquistas históricas de espaços de diálogo com a sociedade", dizem os militantes.
    Entre artistas que participam da ocupação está o músico Letieres Leite, fundador e integrante da Orkestra Rumpilezz. Em vídeo divulgado nas redes sociais, Leite diz considerar o fim do ministério da Cultura um "retrocesso grotesco".
    A ocupação é por tempo indeterminado e os manifestantes mobilizam-se por doações de alimentos, água e colchonetes.
    DEZ CAPITAIS
    Nesta terça (17), prédios públicos de ao menos dez capitais estavam ocupados ou foram alvos de protesto de manifestantes contrários à extinção do Ministério da Cultura, incorporado à pasta de Educação pelo governo interino de Michel Temer.
    Manifestações foram registradas ainda em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Aracaju, Natal, Recife e João Pessoa.
    Na capital paulista, o ato começou na terça (17) e foi organizado por membros de movimentos culturais e militantes ligados ao PT. No Rio, há cerca de 50 pessoas acampadas desde segunda (16) no Palácio Gustavo Capanema. Em Belo Horizonte, o acampamento na sede da Funarte começou no domingo (15).

    Gostou desta matéria? Compartilhe!

    Mais matérias de Entretenimento

    Deixe seu comentário sobre: "Manifestantes seguem ocupando sede do MinC em Salvador nesta quarta"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.