Entretenimento

Escritora Han Kang vence Man Booker International com 'The Vegetarian'

Da Redação ·

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A escritora sul-coreana Han Kang venceu o Man Booker International Prize 2016, um dos principais prêmios literários do mundo, na noite desta segunda (16), pela ficção "The Vegetarian".
Ainda sem tradução para o português, o livro segue a história da coreana Yeong-hye que, estimulada por um sonho, decide virar vegetariana. O ato é considerado subversivo e acaba causando uma ruptura em sua vida familiar e se manifesta de formas cada vez mais bizarras e assustadoras.
A autora concorria ao prêmio de 50 mil libras (cerca de R$ 252 mil), dividido entre a escritora e sua tradutora, Deborah Smith, com outros 155 livros, entre eles obras escritas por nomes como o da italiana Elena Ferrante -pseudônimo de um autor ou autora desconhecidos-, do turco Orhan Pamuk, ganhador do Nobel de literatura de 2006, do austríaco Robert Seethaler ("A Whole Life") e do chinês Yan Lianke ("The Four Books").
Já bastante prestigiada na Coreia do Sul, Han é professora de escrita criativa no Instituto de Artes de Seul e já recebeu os prêmios Yi Sang Literary Prize, Today's Young Artist Award e Korean Literature Novel Award. "The Vegetarian" é o primeiro livro da autora a ser traduzido para o inglês.
O prêmio é dedicado a livros publicados originalmente em inglês ou obras estrangeiras traduzidas para o idioma.

continua após publicidade