Não vou fazer transição política, diz Juca Ferreira em despedida do MinC - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

Entretenimento

Não vou fazer transição política, diz Juca Ferreira em despedida do MinC

Escrito por Folha Press
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

MAURÍCIO MEIRELES
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O agora ex-ministro da Cultura Juca Ferreira afirmou, em pronunciamento aos funcionários do Minc, na tarde desta quinta-feira (12), que não vai fazer a transição política para o novo comandante da pasta, que no governo de Michel Temer volta a ser incorporada à Educação.
"Não estou disposto a fazer a transição política, porque isso seria reconhecer a legitimidade desse governo. E eu não reconheço", afirmou Juca, que estava à frente do MinC pela segunda vez. O pronunciamento foi transmitido pela internet.
O ex-ministro garantiu, porém, que a transição administrativa será feita, porque "o Estado é um bem da sociedade", embora não tenha explicado como ela vai ocorrer.
"Não estou triste. Estou... Não vou dizer a palavra que me passou pela cabeça", afirmou o ex-ministro, arrancando risos da plateia.
Em tom descontraído, Juca enumerou o que considera avanços da pasta desde que Gilberto Gil assumiu o ministério, em janeiro de 2003, no governo Lula. No entanto, fez críticas a Ana de Hollanda e Marta Suplicy, suas antecessoras no ministério.
"As duas senhoras que me antecederam não seguiram [a política de Gilberto Gil]."
Ele disse ainda que tentou realizar uma reforma administrativa na pasta, mas foi impedido pelo Ministério do Planejamento. Segundo o ex-ministro, esse é um dos desafios que fica para a nova gestão.
Sem especificar do que estava falando, Juca afirmou também que o governo cometeu erros - e que é "impossível entender a conjuntura política" sem levar em conta tais equívocos.
"Prefiro a aspereza da realidade à superfície aveludada da hipocrisia", concluir o ex-ministro, aplaudido pela plateia.
Esta não é a primeira vez que o MinC perde o status de ministério. No governo de Fernando Collor, entre 1990 e 1992, a pasta funcionou como uma secretaria da Presidência da República.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Deixe seu comentário sobre: "Não vou fazer transição política, diz Juca Ferreira em despedida do MinC"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Candidatos

Não encontramos candidatos com o filtro selecionado.