Entretenimento

Arquiteto Paulo Mendes da Rocha receberá o Leão de Ouro da Bienal de Veneza

Da Redação ·

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O arquiteto Paulo Mendes Rocha receberá pelo conjunto de sua obra o Leão de Ouro da Bienal de Veneza deste ano. É a primeira vez que o prêmio será atribuído a um brasileiro.
O anúncio foi feito nesta sexta (6) pelo Conselho do evento, mas a premiação será no próximo dia 28, quando é aberta a 15ª edição da exposição.
O brasileiro foi condecorado pela marca atemporal de sua obra, diz nota da Bienal. "Muitas décadas depois de ter sido construído, cada um de seus projetos têm resistido ao teste do tempo, tanto estilística quanto fisicamente. Essa consistência surpreendente pode ser a consequência de sua integridade ideológica e seu gênio estrutural."
Mendes da Rocha foi classificado pelo júri como um artista "não conformista e uma realista apaixonado."
Sua arquitetura, caracterizada por tocar em áreas políticas, sociais e históricas, tem influenciado o trabalho de artistas brasileiros e latinos.
Em 2006, ele recebeu a honraria máxima da arquitetura internacional, o Pritzker Prize. Antes do arquiteto capixaba, o único brasileiro a ganhá-la havia sido Oscar Niemeyer, em 1988.

continua após publicidade