Siné, polêmico desenhista iconoclasta do 'Charlie Hebdo', morre aos 87 anos - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

Entretenimento

Siné, polêmico desenhista iconoclasta do 'Charlie Hebdo', morre aos 87 anos

Escrito por Folha Press
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Morreu nesta quinta-feira (5), em Paris, o desenhista iconoclasta Siné, que por mais de duas décadas trabalhou no semanário satírico "Charlie Hebdo". Ele tinha 87 anos.
Sua trajetória na revista foi cercada de polêmicas. Uma delas o levou a ser demitido em 2008, após ser acusado de antissemitismo. O cartunista escreveu em uma coluna que o filho do então presidente francês, Nicolas Sarkozy, "iria longe" caso se convertesse ao judaísmo -o comentário foi considerado preconceituoso por intelectuais do país.
A morte foi anunciada na página de sua atual publicação, "Siné Mensuel", no Facebook. Segundo o comunicado, ele havia passado por uma cirurgia recentemente.
Siné nasceu em Paris em 1928. Ainda criança, cultivou sua desconfiança em relação às instituições consolidadas, como o Estado e a polícia, ao ver o pai submetido a trabalhos forçados.
Começou a estudar desenhos aos 14 anos e logo passou a publicar em veículos de imprensa.
Como ilustrador, trabalhou no jornal "France Dimanche" e na revista "L'Express". Recebeu em 1955 o Grande Prêmio do Humor da França.
Também chegou a ser cantor em um grupo de cabaré e lançou publicações próprias, como o "Siné Massacre" e "L'Enragé".
Entrou no "Charlie Hebdo" em 1981 e se tornou um dos principais desenhistas da revista. Assinava a seção "Siné Sème sa zone".
Depois da demissão, criou seu próprio semanário satírico, o "Siné Hebdo", que não conseguiu manter economicamente. Em 2011, a publicação foi transformada no mensal "Siné Mensuel".

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Deixe seu comentário sobre: "Siné, polêmico desenhista iconoclasta do 'Charlie Hebdo', morre aos 87 anos"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Candidatos

Não encontramos candidatos com o filtro selecionado.