Mais lidas

    Entretenimento

    Entretenimento

    Biblioteca Nacional, IMS, Pinacoteca e Itaú Cultural criam portal iconográfico

    Escrito por Folha Press
    Publicado em 04.05.2016, 17:03:48 Editado em 27.04.2020, 19:50:49
    Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

    SILAS MARTÍ
    SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Quatro das maiores coleções de brasiliana do país estarão reunidas num portal a partir do ano que vem. Nesta semana, a Biblioteca Nacional, o Instituto Moreira Salles, a Pinacoteca e o Itaú Cultural assinaram no Rio o acordo para fundar o site brasilianaiconografica.art.br, que poderá ser acessado a partir de março de 2017.
    Nele estarão imagens de 2.000 obras dessas coleções, além de informações sobre seus atores, data de execução e origens. A ideia é cruzar dados desses acervos para permitir que o público e pesquisadores tenham mais detalhes de peças que formam a base da iconografia do país. Também preserva a memória de obras para além do plano físico, já que poderão ser vistas e consultadas on-line.
    Entre as obras digitalizadas estão "Índios da Amazônia Acenando o Deus-sol", de François Biard, "Vues du Brésil", papel de parede de 15 metros criado por Johan Moritz Rugendas, desenhos em nanquim de Karl von Planitz para o álbum "12 Vistas do Rio de Janeiro", o livro "Voyage Pìttorèsque et Historique au Brésil", de Jean Baptiste Debret, a aquarela "Cidade Nova Vista do Morro do Livramento", de Charles Landseer, entre outras.
    Nos acervos das quatro instituições estão livros impressos e gravados, gravuras, aquarelas, pinturas, partituras e mapas que datam do século 16 até o início do 19.

    Gostou desta matéria? Compartilhe!

    Mais matérias de Entretenimento

    Deixe seu comentário sobre: "Biblioteca Nacional, IMS, Pinacoteca e Itaú Cultural criam portal iconográfico"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.